Pelo segundo ano, a McDonald’s organizou o National Car Day, um evento onde procura envolver os colaboradores nas questões relacionadas com a sua frota. E mostrou também os números em causa.

 

Maria João Mendes e Sara Bolas, responsáveis por esta área dentro da empresa, apresentaram dados sobre o que é a frota da McDonald’s hoje em dia. Uma das maiores novidades é que está a reformular o manual do condutor, que reflete a política de frotas da empresa e pode ser consultado pelos colaboradores, um trabalho que já têm vindo a fazer há dois meses.

 

Outra questão tem a ver com custos. Atualmente com uma frota de 93 viaturas, a McDonald’s alterou os contratos de 48 para 53 meses e as quilometragens de 160 para 180 mil quilómetros. Os resultados foram 16% de poupança.

 

Para este ano, os projetos mais importantes vão ser a negociação dos cartões de combustível com a Galp e a realização de cursos de eco-condução, que vão fazer parte de uma tentativa de redução de consumos transversal.

 

Os dados que já têm em mão permitem-lhe estar optimistas. No ano passado, uma experiência com 14 colaboradores trouxe uma redução de 10% nos consumos. Em termos financeiros, e na frota total, significa uma redução de 24 mil euros.

 

 Tributação autónoma

 

Maria João Mendes e Sara Bolas estão ainda preocupadas com mais dois temas. Um deles é os impostos, principalmente a Tributação Autónoma. Na McDonald’s, este último item contribuiu, em 2014, para 19% da despesa total com a frota. As alterações têm sido constantes e as despesas com a essa tributação passaram de 163 mil euros em 2013 para 241 mil euros em 2014.

 

Outra questão são os valor finais para recondicionamento das viaturas. A McDonald’s faz uma revisão a próprias expensas em todos os carros no final de contrato. Mas, mesmo assim, o custo de recondicionamento cobrado pelas gestoras subiu 15% de 2014 para 2015 e está acima da média dos clientes das gestoras que fornecem a empresa.

 

As gestoras da McDonald’s também tiveram oportunidade de falar para os colaboradores da empresa. A Leaseplan quis mostrar em primeira mão o SafePlan, um produto que sai em Junho, e que procurará alterar os comportamentos em estrada dos condutores. A ALD Automotive falou da sua visão da mobilidade e destacou a colaboração que a empresa tem dado no Projecto Piloto de Certificação Energética.