smart-eletricoA agilidade de um smart combinada com uma condução sem emissões vai voltar a ser possível na primavera de 2017, tanto nas versões coupé e cabrio como, pela primeira vez, no modelo de quatro lugares, o smart forfour.

O smart fortwo cabrio é o único modelo cabrio elétrico no mercado.

O motor elétrico de 60 kW (82 CV) está instalado no eixo traseiro e transmite a sua potência às rodas através de uma relação de transmissão constante. Com 160 Nm de binário, tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a 130 km/h para maximizar a autonomia.

Com um consumo de energia elétrica de 12.9 kWh/100 km, deverá dispor de uma autonomia aproximada de 160 quilómetros de acordo com o NEDC.

O carregamento rápido é até duas vezes mais rápido que o modelo anterior (em função da versão do país e da rede elétrica). Com o novo carregador rápido (equipamento opcional disponível a partir de 2017), estes podem ser totalmente carregados em menos de 45 minutos (em função da versão do país e da rede elétrica).

A quarta geração de modelos elétricos smart apresenta as características de condução mais rápidas e dinâmicas de sempre. A contribuir para estas, o diâmetro de viragem ultra reduzido de 6,95 metros do smart fortwo corresponde precisamente aos valores apresentados pelo seu irmão com propulsão convencional.

O tempo de carregamento é um sempre um fator importante para os clientes de veículos elétricos e o novo smart electric drive também evidencia melhoramentos relevantes. Todos os modelos estão equipados de série com um novo carregador de elevada potência. Nos EUA e no Reino Unido o tempo de carregamento é de 2,5 horas – metade do que o do modelo antecessor. Com a App “smart control”, o processo de carregamento pode ser monitorizado confortavelmente à distância assim como muitas outras funções tais como o carregamento inteligente.

A partir de 2017 estará disponível como equipamento opcional um carregador rápido e particularmente potente de 22 kW. Este permite carregar mais rapidamente: em menos de 45 minutos, isto se as condições locais permitirem o carregamento em modo trifásico.

O condutor poderá selecionar o modo ECO, concebido para um estilo de condução particularmente económico. Além disso, a velocidade máxima é limitada e a curva característica do pedal do acelerador e o nível máximo de recuperação são pré-selecionados.

Em modo livre ou durante a travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia elétrica – este processo é designado por regeneração. O sistema de regeneração assistido por radar que se encontra ativo no modo básico da transmissão, funciona em antecipação. As condições do trânsito são controladas com um sensor de radar e o sistema seleciona o nível de regeneração adequado à situação atual.

Para economizar energia e aumentar a autonomia, os novos modelos também estão equipados com controlo da pré-climatização. Com este sistema o ar no interior do veículo pode atingir a temperatura desejada enquanto o veículo está a ser carregado num posto de carregamento.

Com a App “smart control” é possível ainda aceder a várias informações sobre o veículo através de um smartphone, tablet ou PC. Assim, o controlo da pré-climatização ou o carregamento inteligente podem ser controladas à distância confortavelmente.