fleetability

A consultadoria de gestão de frotas está a tornar-se um negócio onde aparecem cada vez mais empresas.

A Fleetability, sediada em Cascais, está em funções desde janeiro de 2016 e conta já com uma empresa com quase cem unidades como seu cliente.

A empresa é gerida por Frederico Bobone, licenciado em Engenharia Automóvel e com um percurso profissional feito em várias funções num importador.

Os serviços que se propõe fazer são os tradicionais para este tipo de empresas, mas há um fator que a Fleetability pretende trazer para marcar a diferença. “A nossa consultadoria pressupõe um trabalho no local e com acompanhamento diário”, diz Frederico Bobone.

E será instalado no local que o consultor da Fleetability vai fazer as auditorias.

O seu trabalho de consultadoria começa por verificar a contabilidade da empresa de forma a perceber quais são os custos das viaturas, desde as rendas ou prestações de financiamento, aos custos com oficinas, seguros, combustível ou portagens.

Depois, implementa as medidas que forem necessárias a fim de reduzir os custos com as viaturas.

“Há processos pré-instituídos que muitas vezes criam custos que podem ser diminuídos”, diz Bobone. No caso dessa empresa com a qual já trabalha, a consultora tomou em mãos o processo de venda de 12 viaturas para as substituir por outras novas em aluguer operacional.

Durante o acompanhamento diário que faz parte do seu serviço, a Fleetability fica com tudo o que são processos relacionados com viaturas.

Mesmo multas ou faturas relacionadas com portagem (com Via Verde ou não) são geridas por esta consultora. Do outro lado, tem o diretor-geral ou financeiro a quem terá que reportar.

Bobone garante ainda que a Fleetability tem capacidade para criar um caderno de normas da empresa para a aquisição de frotas e para a sua utilização, destinado aos condutores.

A Fleetability promete uma “diminuição objetiva” do TCO sem comprometer a operacionalidade da frota.

“Queremos ser o gestor de frota dentro da empresa”, diz Francisco Bobone.