Com base nos dados das vendas automóveis de 2017 fornecidos pela ACAP, a FLEET MAGAZINE elaborou duas tabelas que colocam o conjunto de marcas do grupo PSA na liderança das vendas automóveis em Portugal.
A tabela que se segue contém valores de venda de veículos automóveis ligeiros, passageiros e comerciais e agrupa o conjunto das marcas de cada grupo construtor, independentemente de terem ou não representação comum no nosso País.
Destaques:
- Subida expressiva do grupo PSA graças à integração da marca Opel, que valeu 15.061 matrículas em 2017.;
- Quebra do grupo VAG, em número de unidades e em quota de mercado
- O aumento do número de unidades vendidas dos grupos Daimler, BMW e Toyota foi inferior ao crescimento do mercado, pelo que se verificou uma perda de quota de venda
- Há um crescimento de quase mais 2.000 unidades do grupo Hyundai, com as duas marcas a apresentarem um crescimento percentual de dois dígitos: Hyundai (43,2%) e Kia (12,3%)
- A integração destas duas marcas permite ao grupo SC superar a Opel e ficar próxima da FIAT
A segunda tabela que publicamos agrupa o conjunto de marcas representadas por cada grupo automóvel em Portugal a 31 de dezembro de 2017.
Pelo volume que representa e por incluir uma das marcas automóveis presentes na tabela anterior, o quadro que se segue inclui uma linha adicional.
Destaques:
- Liderança do grupo PSA
- O crescimento de 1% de quota de mercado do grupo Renault foi o maior dos presentes nesta tabela
- Em sentido contrário, a SIVA é quem perde mais quota de mercado entre os representados na tabela
- A integração das marcas Hyundai e Honda trouxe resultados positivos para o grupo Salvador Caetano: a Hyundai e a Honda passaram a ser, em termos de volume de unidades, a segunda e terceira marca logo a seguir à Toyota