A solução TEXA Telemobility é capaz de gerir o diagnóstico eletrônico de modelos de várias marcas, permitindo a conexão remota de frotas de viaturas de empresa.

Estes dispositivos utilizados para gestão de frotas profissionais podem ainda ser úteis para soluções de car-sharing ou car-pooling empresarial, além de poder ser personalizável para satisfazer necessidades de companhias de seguros, por exemplo.

Assim, os sistemas TEXA Telemobility caracterizam-se pela sua adaptabilidade capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, desde o diagnóstico da frota à segurança de condutores e veículos, bem como a optimização da gestão, diminuição custos e preocupações ambientais.

No que toca à gestão de frotas, a tecnologia TEXA para este sector permite às empresas gerir com simplicidade e eficiência frotas de automóveis, comerciais e veículos industriais.

As vantagens apontadas são:

  • Diagnóstico detalhado da frota
  • Redução de investimento
  • Aumento da eficiência da gestão
  • Contenção de custos
  • Controlo do impacto ambiental

Os dados estão sempre disponível através de portais web dedicados, permitindo aceder à informação, em tempo real, dos veículos e programar a manutenção ou avaliar intervenções preventivas.

Um centro operacional permanentemente ativo permite intervir imediatamente em caso de acidente, roubo, danos ou outros alarmes ocorrer.

Para soluções de car-pooling profissional, o sistema Car Sharing TEXA pode também ser controlado em tempo real. O sistema de reserva é totalmente automatizado e a monitorização contínua da utilização do veículo garante a operacionalidade de toda a frota, melhorando a amortização e gerando economias de gestão.

Para as companhias de seguros, esta solução permite simplificar o gerenciamento de sinistros, evitar fraudes e planear políticas de sensibilização quanto ao estilo de condução, ao avaliar o comportamento dos condutores que podem receber notificações ou relatórios.

Todas as ocorrências relativas a um possível acidente são gravadas e transmitida ao administrador, possibilitando um relatório detalhado com dados obtidos a partir do acelerómetro, GPS, posições de ângulo de impacto e da gravidade.

O sistema inclui ainda alarme, ativação do sensor de inércia ou movimento do motor do veículo parado, ativando indicadores de perímetro ou da área de autorização de trabalho do veículo.

A TEXA Ibérica, SA tem sede em Barcelona e opera nos mercados de Espanha e Portugal. Gere uma rede de 52 distribuidores em toda a península Ibérica e, atualmente, mais de 12 mil oficinas em Espanha e Portugal utilizam instrumentos de diagnóstico da Texa.