A primeira edição do prémio “Motorista do Ano” criado pela TomTom Telematics tem por objetivo encontrar um condutor profissional mais seguro de Europa.

A iniciativa segue a estratégia da empresa de promover padrões de condução mais responsáveis ​​e seguros entre as frotas empresariais europeias.

O desempenho para encontrar o condutor mais eficiente entre os 14 países vai recorrer a ferramentas de gestão de frotas do TomTom WEBFLEET, que afere, entre outros, travagens e excessos de velocidade.

Os condutores podem competir em todas as categorias: automóveis, comerciais e até camiões. O condutor que obtiver a melhor pontuação em todas as categorias de cada uma das seis regiões em que se divide o concurso – Benelux, países nórdicos, França, Mediterrâneo (onde se insere Portugal), Europa Central e Reino Unido – vai disputar a final que se realiza no dia 21 de outubro no Circuito de Catalunha.

As empresas que desejarem participar podem registar-se através desta página web, onde podem também consultar as regras e condições do concurso.

“Estima-se que os acidentes de tráfego contribuem mais de uma quarta parte para todas as mortes relacionadas com o trabalho em Europa. Portanto, os trabalhadores são incentivados a conduzir de uma forma mais segura – e mais eficiente do ponto de vista do consumo de combustível e das emissões ao meio ambiente – com a ajuda de tecnologia adequada, como a OptiDrive 360, que ​​pode ajudar as empresas a satisfazer essas necessidades e a fornecer dados de valor sobre o estilo de condução”, afirma Taco van der Leij, vice-presidente de Marketing da TomTom Telemática.