Algumas pequenas alterações estéticas distinguem a versão renovada do Mazda6 SW. O pormenor que mais rapidamente distingue o Mazda6 de 2017 são as luzes de pisca instaladas nos retrovisores.

Já no interior é o novo volante.

Novidades maiores ocorrem ao nível dinâmico.

Os desenvolvimentos mais importantes não estão à vista: o sistema G-Vectoring Control (GVC), que altera o desempenho do motor para melhorar a capacidade de resposta e a estabilidade dinâmica, especialmente em curva, as ajudas à condução e algum equipamento de segurança que, felizmente, não foi necessário pôr à prova.

Em relação ao controlo (eletrónico) vetorial que controla as força G, um conjunto de dispositivos atua sobre o binário do motor, transmissão e chassis, fazendo variar a força e o amortecimento da suspensão.

Ao suavizar as acelerações longitudinais e laterais em curva, aumenta assim a precisão, segurança e confiança da condução.

No essencial mantém-se uma carrinha dinâmica, agradável de ver e conduzir, dotada de um excelente motor.

Há também uma nova câmara dianteira que afina a atuação de alguns sistemas de condução, como o de travagem de emergência em cidade, que passa a ter uma atuação mais rápida e numa faixa mais ampla de velocidades.

Essa câmara é também usada para o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

Além do novo volante, é nova a forma como podem ser projetadas informações de condução numa tela plástica (“head display”).

A Mazda reforçou também a capacidade de isolamento do habitáculo, através da adição de materiais insonorizastes e incluindo tecnologias que reduzem a vibração e o ruído do motor.

Como resultado, o carro japonês ficou ainda mais agradável de conduzir e capaz de proporcionar maior prazer de condução.

Além do aspeto musculado mas elegante desta carrinha, o Mazda6 continua a impor-se por ter uma plataforma bem concebida, agora ainda mais equilibrada, e um motor robusto mas eficiente.

O conforto também não sai prejudicado pela resposta mais reativa que o motor agora oferece.

De qualquer modo, uma das virtudes deste carro e deste motor, sempre foi a capacidade camaleónica de facilmente satisfazer também quem escolhe uma condução mais suave e descontraída.

O que há de novo no motor?

Há três novos sistemas destinados a aumentar a capacidade de resposta e reduzir o ruído do bloco diesel SKYACTIV-D 2.2:

  • Uma solução que aumenta a capacidade de resposta da alimentação para permitir uma reação mais imediata da aceleração (High-Precision de Boost Control)
  • Um amortecedor para abafar a tradicional batida dos blocos diesel (Natural Sound Smoother)
  • O Natural Sound Frequency Control, que adapta o timing do motor, de forma a que os componentes vibrem de maneira menos audível.

Ficha do ENSAIO Mazda6 SW 2.2 Skyactiv-D 150 Cv

Preço:

36.335 Euros*

Rendas:

734,69 €/mês (36m)*

674,65 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

4,2 l / 100 Km

110 gCO2/km*

Características motor:

4 / 2.191 cc

150 / 4.500 cv/rpm

380 / 1800 – 2600 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms

Imagens: RAZÃO AUTOMÓVEL