O grupo Deutsche Post DHL e a Ford apresentaram a primeira versão do furgão eléctrico de distribuição StreetScooter WORK XL.

Até ao final de 2017, vão ser produzidas cerca de 150 e-vans na fábrica da StreetScooter em Aachen, Alemanha, para servirem na distribuição de encomendas .

O veículo tem por base um chassis da Ford Transit, com uma motorização eléctrica a bateria e com uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da Deutsche Post DHL.

Um sistema de bateria modular disponibiliza entre 30 kWh a 90 kWh de potência e prepara-o para uma uma autonomia entre 80 km e 200 km.

Com uma capacidade de carregamento de até 22 kW, o tempo médio de carga é de três horas.

Terá um volume de carga de 20 metros cúbicos e espaço para acomodar mais de 200 encomendas.

 

Características

Cada WORK XL poderá poupar cerca de cinco toneladas de CO2 e 1.900 litros de combustível diesel por ano.

Com os 2.500 veículos ao serviço como planeado, tal pode resultar numa poupança total de 12.500 toneladas de CO2 e 4,75 milhões de litros de combustível por ano.

A WORK XL não é apenas diferente na dimensão e autonomia dos outros furgões seus semelhantes – a WORK (4 metros cúbicos de capacidade de carga) e a WORK L (8 metros cúbicos) – mas difere também na construção da sua carroçaria.

A área de carga da WORK XL está equipada com prateleiras e é acessível a partir da cabina do condutor.

O veículo pode ser carregado através do portão traseiro e da porta lateral deslizante.

A Deutsche Post DHL, a StreetScooter e a Ford planeiam construir 2.500 e-vans até final de 2018.

Tal como os modelos StreetScooter eléctricos já existentes, o WORK e WORK L, o WORK XL poderá ser também vendido a outros clientes.