A versão híbrida plug-in do Kia Niro tem um preço para empresas de 29.100 euros mais IVA e de 37.240 euros para particulares, incluindo IVA e um desconto de campanha de 2.500 euros.

Em 2017, a aquisição de um híbrido plug-in com autonomia superior a 25 km em modo exclusivamente elétrico beneficia ainda de uma redução de até 562,50 euros no ISV e de um valor mais baixo de IUC, uma vez que o apuramento deste imposto depende das emissões.

No caso do Niro PHEV, as emissões CO2 são de 29 g/km para consumo médio de 1,3 l/100 km em ciclo NEDC, graças também a um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,29 Cd.

Recorde-se que a versão híbrida deste carro (sem possibilidade de carregar as baterias na rede elétrica) anuncia emissões CO2 de 101 g/km e um consumo médio de 4,4 litros com jante de 18” e 88 g/km e misto de 3,9 litros com jante de 16”.

[slideshow_deploy id=’14922′]

O foco das vendas do Niro são as empresas, diz Jorge Gonçalves, gestor de produto da Kia.

Porque são os clientes profissionais que estão a comprar mais modelos híbridos plug-in, atraídos pelos benefícios fiscais em vigor em 2017.

Estes incluem amortizações em veículos do género com um mínimo de autonomia para 25 quilómetros e preço de aquisição até 50 mil euros, redução do IVA e vantagens em termos de Tributação Autónoma (pagam só 10%), por exemplo.

“A grande vantagem dos PHEV são os custos de utilização reduzidos que derivam sobretudo dos benefícios fiscais”, disse o responsável da Kia, enumerando outras razões gerais transversais a particulares e a empresas: consumos e emissões mais baixos, uma questão de moda e as restrições urbanas que obrigam à circulação em modo exclusivamente elétrico.

São conservadas todas as garantias de fábrica comum aos restantes modelos da marca coreana (7 anos /150 quilómetros) e o construtor estima que as baterias possam conservar pelo menos 70% da sua capacidade após 15 anos de utilização.

Kia Niro Plug-in Hybrid

O Kia Niro é um modelo concebido sobre uma nova plataforma mais leve, pensada de raiz para acolher motores híbridos e versões 100% elétricas.

O Niro EV deve chegar a Portugal durante o próximo ano.

Ambas as versões híbridas utilizam o motor 1.6 GDI a gasolina com 105 cv e 147 Nm de binário.

A versão plug-in do Niro é alimentada por uma bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh, de alta capacidade, maior do que a bateria de 1,56 kWh da versão híbrida.

O motor elétrico é também mais potente: 44,5 kW em vez de 32 kW.

A soma das potência e binário resultam em 141 cv e 265 Nm, respetivamente.

A autonomia em modo elétrico é de sensivelmente 58 km.

Pode ser forçado a trabalhar exclusivamente em modo elétrico, condição essencial para circular em algumas cidades.

O tempo de carga é naturalmente variável consoante a capacidade da fonte e um carregamento total demora 6 a 7 horas quando ligada a uma vulgar tomada doméstica.

Uma caixa automática de 6 velocidades (mantém a possibilidade de passagens de caixa manuais) com dupla embraiagem (6DCT) assegura o controlo dos 2 motores, com a eficiência adicional do elétrico estar montado na transmissão, substituindo assim o conversor de binário tradicional.

Assentando sobre uma plataforma desde logo pensada para receber baterias, a sua colocação sob o piso da bagageira (324 litros, VDA) e sob o banco traseiro permite-lhe ser mais versátil e manter o espaço do habitáculo, independentemente da versão.

Sob o piso da bagageira existe espaço destinado à arrumação do cabo de carregamento, enquanto o depósito de combustível, com 43 litros de capacidade, está situado ao lado da bateria, sob o banco traseiro.

Diferenciando-se do Niro híbrido, o modelo Plug-in Hybrid tem um novo ecrã TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos, que exibe informações importantes como o estado de carga da bateria e dá sugestões para uma condução mais eficiente.

O sistema de ar condicionado deriva do Kia Soul EV e tem a função de poder ventilar apenas o condutor, desligando o aquecimento e ventilação das restantes áreas do veículo para baixar o consumo de energia durante o aquecimento e ventilação.

Com muito equipamento de segurança e múltiplas ajudas à condução, há ainda um novo sistema de infotainment com ecrã tátil de 8,0 polegadas, compatível com Android Auto™ e Apple CarPlay™.

Neste ecrã pode ser também visionada a autonomia restante em modo elétrico e a localização dos postos de carregamento mais próximos.

Possui ainda um sistema que, em conjunto com o sistema de navegação, ajuda a realizar uma condução mais eficiente: além de avisar o condutor para a necessidade de começar a travar mais cedo (evitando travagens mais bruscas após acelerações mais prolongadas), gere o sistema híbrido, antecipando subidas (o sistema elétrico auxilia o motor de combustão) e antecipando descidas (para regenerar energia destinada a carregar baterias).

Especificações técnicas do Niro Plug-in Hybrid

  • Cilindrada: 1,6 litros, 16V
  • Potência máxima: 105 cv às 5700 rpm
  • Binário máximo: 147 Nm às 4000 rpm
  • Injeção direta de gasolina
  • Norma de emissões Euro 6b

Bateria e motor elétrico

  • Tipo de bateria Polímero de iões de lítio
  • Tensão 360 V
  • Energia 8,9 kWh
  • Potência motor elétrico: 60,5 cv (44,5 kW)
  • Binário máximo 170 Nm

Sistema híbrido combinado

  • Potência total 141 cv (104 kW)
  • Binário total 265 Nm
  • Consumo de combustível combinado: desde 1,3 l
  • CO2 combinado: desde 29 g/km

Transmissão automática de 6 velocidades com dupla embraiagem (DCT)

Jantes de série em liga leve de 16 polegadas, pneus 205/70 R16

Kit de emergência antifuro