As vendas de automóveis na Europa subiram 7,1% face a janeiro de 2016, com 1.253.877 ligeiros de passageiros.

O número útil de dias de janeiro e as vendas caucionadas em dezembro e matriculadas no primeiro mês do ano, tiveram efeito positivo nas vendas do primeiro mês do ano.

O grupo Volkswagen mantém-se líder e teve um crescimento forte, 9,2%, graças ao incremento das marcas Skoda (+ 21,6%) e Seat (+ 20%).

O comportamento dos 5 principais mercados europeus esteve em linha com o observado em 2017:

  • Reino Unido: menos 6,3%
  • Espanha:  mais 20,3%
  • Alemanha: mais 11,6%
  • Itália: mais 3,4%
  • França: mais 2,5%

Em janeiro de 2017, o mercado português de ligeiros de passageiros caiu 2,8% pelas razões explicadas neste texto.

Comportamento das marcas

Uma rápida análise ao comportamento ads marcas permite concluir o seguinte:

  • Recuperação expressiva das marcas do grupo Volkswagen, face ao desempenho de 2017
  • Subida ainda mais expressiva do grupo PSA (73,4%), ainda a beneficiar da integração das marcas Opel e Vauxhall. Apesar da vice-liderança dos construtores, a DS continua em queda acentuada
  • Subida consolidada do grupo Renault. Destaque para o comportamento da Dacia, que cresce 17,2% em número de matrículas, aumenta a quota de mercado (2,8% para 3,1%) e já vale metade das vendas da marca Renault
  • Subidas pronunciadas da Jeep (67,3%) e da Alfa Romeo (23,1%) justificam subida de 1% do grupo FCA. A Fiat matricula menos 5,7% face a janeiro de 2017
  • Apesar de subirem nas vendas, o facto de não acompanharem a subida global do mercado levou algumas marcas a perderem quota de mercado. Casos das premium Mercedes-Benz e BMW
  • Em sentido contrário, a Hyundai é uma das marcas que conheceu maior sucesso em janeiro. Ao crescer 14,4% no primeiro mês de 2018, com 44.108 unidades ligeiras de passageiros, conquista 3,5% de quota de mercado (foi de 3,3% em janeiro de 2017)
  • O valor da marca coreana supera o da Nissan, que reduziu matrículas em janeiro de 2018. Com menos 1,4%, a japonesa Nissan perdeu quota de mercado: passou de 3,6% para 3,4%
  • Subida expressiva do grupo Toyota (mais 9,6%), validado pelo crescimento das suas duas marcas; Toyota e Lexus, 9,8% e 6%, respetivamente
  • A Honda conheceu uma ligeira recuperação neste mês, mesmo assim insuficiente para impedir a queda de mercado. Valeu em janeiro menos de 1% do mercado europeu de ligeiros de passageiros

Esta é a Tabela de Vendas Automóveis na Europa em janeiro de 2018