Na apresentação dos resultados anuais da LeasePlan em 2017, o CEO do grupo revelou os pontos principais da estratégia de negócio da gestora para os próximos anos.

Os destaques mais importantes dessa estratégia passam essencialmente pela aposta em dois grandes e crescentes mercados na Europa:

  • ‘Car-as-a-Service’ (CaaS) para carros novos, um mercado com um crescimento de 68 mil milhões de euros
  • Mercado de automóveis usados com 3-4 anos de alta qualidade, um mercado com um crescimento de 65 mil milhões de euros

“Vamos continuar a desenvolver o nosso negócio do Car-as-a-Service (CaaS) que engloba soluções de mobilidade baseadas em subscrição com serviços integrados”, começou por explicar Tex Gunning.

“A LeasePlan é líder global neste mercado que tem um crescimento de 68 mil milhões de euros. A nossa abordagem será atingir um crescimento lucrativo disciplinado nos segmentos de mercado mais atraentes e de alto nível de serviços: clientes corporativos, PME e da Plataforma de Mobilidade. Dentro desses segmentos, construiremos a nossa oferta atual de alto valor com novos produtos e serviços inovadores em áreas como reparação e manutenção, seguros e veículos de baixas emissões”.

O CEO da LeasePlan realçou a importância do digital: “o crescimento das capacidades permitirá oferecer um serviço superior on-line e off-line para todos os nossos clientes com níveis de custos digitais. Olhando ainda mais para a frente, esperamos que nosso negócio do Car-as-a-Service beneficie significativamente de outras megatendências no espaço da mobilidade, como a expetativa de chegada de veículos autónomos, o que aumentará a necessidade dos serviços sofisticados de gestão de frotas que fornecemos”.

Carro como “serviço” pode valer 6,8% do mercado até 2025

O mercado do Car-as-a-Service para carros novos tem conhecido um crescimento nos últimos 15 anos.

Historicamente, a penetração de CaaS tem sido baixa, representando apenas 4,8% do parque automóvel europeu total em 20163.

No entanto, a penetração está a crescer e representa uma oportunidade significativa para o crescimento do mercado futuro.

Espera-se que o mercado de CaaS cresça em aproximadamente 5,2% do CAGR de 2016 a 2025, impulsionado principalmente pelas megatendências subjacentes à terceirização e à transição geral da propriedade para o utilizador por subscrição.

Prevê-se que o crescimento do mercado de CaaS aumente a penetração do CaaS no parque total automóvel, atingindo cerca de 6,8% até 2025.

(Fonte: “The European leasing and fleet management market”, Roland Berger, janeiro de 2018, estudo encomendado pela LeasePlan)

Aposta nos usados premium

A LeasePlan Portugal vai relançar a marca Carnext.com durante o primeiro semestre de 2018

Como já tinha revelado na entrevista que deu à Fleet Europe e publicada também pela Fleet Magazine, Tex Gunning explica a razão porque a Leaseplan vai apostar forte no mercado dos carros usados de qualidade:

“Como o maior revendedor da Europa de carros usados com 3-4 anos de alta qualidade (aproximadamente 250 mil por ano) com uma marca de confiança, acesso a dados de mercado de carros e uma rede pan-europeia, a LeasePlan está numa posição única para mudar esse mercado e gerar lucros adicionais significativos”.

Em 2017, a LeasePlan lançou o CarNext.com com o objetivo declarado liderar o mercado para soluções de mobilidade flexíveis centradas na confiança, eficiência e transparência.

“Com 1,2 milhões de carros nas estradas da Europa e um fornecimento garantido de 250.000 carros rigorosamente mantidos ao longo do contrato, retomados todos os anos do negócio Car-as-a-Service da LeasePlan, a CarNext.com pode entregar ‘Any used car, anytime, anywhere’ para clientes na Europa”, reafirma o gestor.

“Permite também à LeasePlan maximizar o valor do ciclo de vida do carro em todas as geografias e produtos europeus (venda, subscrição de renting). Em última análise, este serviço será alargado para além da LeasePlan para proprietários de carros usados de confiança de alta qualidade”.

O CarNext.com vai operar principalmente através da sua plataforma on-line CarNext.com, apoiada por uma rede pan-europeia de até 50 lojas de entrega, onde os clientes podem ver os seus carros usados de alta qualidade, receber os serviços de consulta necessários e tomar uma decisão final.

Todos os carros na plataforma CarNext.com são rigorosamente mantidos ao longo do contrato, assegurando assim a garantia de confiança da LeasePlan.

CarNext.com já lucra

No exercício de 2017, o CarNext.com aumentou a sua penetração nas vendas de B2C na Europa de 7% para uma taxa de 15% no final do ano.

Além disso, o Car-as-a-Service usado foi introduzido na escala resultando em 3.200 carros usados em renting em 2017.

“A longo prazo, esperamos que a CarNext.com seja uma oportunidade de lucro de vários milhões de euros para a LeasePlan, já que a megatendência para o Car-as-a-Service ocorre não apenas no mercado de carros novos, mas também no mercado de alta qualidade de carros usados de 3-4 anos”, conclui Tex Gunning.