Ford S-Max: um 7 lugares dinâmico e sempre “classe 1”

904

Os SUV são a nova moda dos consumidores europeus.

A Ford tem na gama várias ofertas familiares desta categoria, ou não fosse a marca americana originária do país que criou o conceito SUV.

Mas nenhum oferece 7 lugares como a S-Max, com a vantagem de ser, em Portugal, sempre Classe 1 nas portagens, tenha ou não o serviço Via Verde.

O Ford S-Max é um dos raros monovolumes com 7 lugares a dispor desta vantagem. Além de conseguir aliar outras como o conforto e a facilidade de condução, bastante importantes num carro que tem quase 4,8 metros de comprimento.

Para isso também conta o facto de poder dispor de sistema de estacionamento automático, que liberta o condutor não apenas desta tarefa, como é um ótimo auxiliar para evitar os pequenos acidentes urbanos.

O que também é válido para o sistema de travagem ativa em cidade, que ajuda a evitar colisões até 50 km/h.

Lugar à Tributação Autónoma

Um fator importante e mais ainda para as empresas é a campanha de preço para frotas que permite enquadrá-lo dentro do segundo escalão de Tributação Autónoma.

É que se trata de um carro que não padece de anemia de motor, graças aos 150 cv ou 180 cv debitados pela unidade a gasóleo 2.0 TDCi, aliado à caixa manual de 6 velocidades.

Embora para tornar a condução ainda mais confortável se possa contar com transmissão automática, igualmente com 6 velocidades, comandada sequencialmente também por patilhas no volante.

Para os mais exigentes em matéria de condução, há até versões com tração total e uma variante bi-turbo com 210 cv, disponibilizada para um nível bastante elevado de equipamento.

E quanto a consumos? Apesar da volumetria, o Ford S-Max apresenta valores combinados a partir dos 5 litros e de emissões que ficam aquém de propostas SUV equivalentes, podendo o condutor contar ainda com a ajuda do sistema “Ecomode” para obter maiores economias.

Tudo isto com um comportamento bastante homogéneo do motor, por via de um binário respeitável: 350 Nm disponibilizados entre as 2.000 e as 2.500 rpm, capazes de tornar surpreendentemente vivo, ágil e dinâmico um carro que tem mais de tonelada e meia de peso.

Se bem que parte da responsabilidade do bom desempenho do Ford S-Max seja mérito da afinação cuidada do chassis e da suspensão. Nomeadamente da traseira, capaz de dar à condução características distintas das tipicamente associadas a modelos monolume.

Sete lugares funcionais e interior versátil

A juntar às características anteriores temos ainda o conforto a bordo.

A largura da S-Max permite não só uma habitabilidade surpreendente dos lugares traseiros – três verdadeiros bancos individuais na segunda fila e mais dois de dimensão idêntica na terceira – como dá várias possibilidades de modular facilmente o habitáculo.

Os bancos “EasyFold” das segunda e terceira fila rebatem ou ficam disponíveis apenas com o movimento de uma mão, criando uma superfície de carga plana quando rebatidos.

Mas, mesmo com os 7 lugares ocupados, ainda existem 285 litros de capacidade de mala.

E com os 5 bancos traseiros totalmente rebatidos, de certeza que não vai fazer má figura no parque de estacionamento do IKEA… é que ficam mais de dois metros de comprimento disponíveis, suficiente para objetos mais compridos mas também para poder transportar uma ou mais bicicletas, por exemplo.

Para ajudar a carregar pode contar-se com abertura “mãos-livres” da porta da bagageira, bastando passar o pé por baixo do para-choques traseiro, desde que tenha a chave “KeyFree” consigo. 

Sem esquecer o equipamento Ford

Já referimos a faculdade do estacionamento automático, muito útil e prático para um carro com estas dimensões, às quais se pode juntar a câmara de visão traseira.

Além de projetar as imagens desta câmara, o vistoso ecrã táctil de 8’’ permite também controlar diversas funções, entre as quais o muito apetecido sistema de massagem dos bancos Multi-Contour.

Naturalmente também o sistema de navegação e as capacidades da tecnologia Ford SYNC3.

Como o S-Max é um carro para desfrutar em viagens mais longas, em matéria de conforto e segurança há muito para contar.

Além da iluminação LED adaptativa, que dá mais do que estilo à face dianteira deste Ford, este carro pode contar com as habituais ajudas e alertas à condução, capazes de a tornar mais segura e reduzir os custos de operação da viatura.

Há ainda uma vasta oferta de acessórios para complementar as necessidades do utilizador, incluindo proteções e divisórias para o imenso espaço que fica disponível – 965 litros! – quando todos os bancos são recolhidos ao nível do piso.