Novo Peugeot 508 chega em novembro mas já tem preços. E até uma versão dedicada a empresas

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A segunda geração do Peugeot 508 está mais desportiva e mais bem equipada, registando também uma subida qualitativa em termos de qualidade de construção.

O aspecto dinâmico é reforçado pela reduzida altura do conjunto – apenas 1,40 metros – e pela silhueta “fastback” que apresenta 5 portas em vez de 4 como na geração anterior.

Não difere apenas por esta razão, mas também por apresentar uma estrutura mais compacta que assenta sobre a multifacetada plataforma EMP2, a mesma que foi estreada no Citroen C4 Picasso e utilizada pela gama 308, por exemplo.

Assim, apresenta um comprimento de apenas 4,75 metros, ao invés de 4,83 metros. Mas, apesar do seu comprimento ter reduzido 8 cm face à anterior geração, a distância entre eixos (2,79 m) encurtou apenas 2,4 cm.

O que, com mais 2 cm na largura, veio contribuir não só no domínio da habitabilidade como da dinâmica de condução, nomeadamente pelo raio de viragem reduzido a 10,80 m entre passeios.

Como em toda a gama Peugeot, a posição de condução obedece ao conceito i-cockpit, com um volante de dimensões reduzidas e um esguio painel de bordo digital, com leitura acima do arco do volante.

Parte das funções são controladas a partir de uma tela digital instalada ao centro, cujas principais funções podem ser acedidas a partir de um conjunto de “teclas de piano”.

Além do trabalho feito ao nível da insonorização, nomeadamente com uma superfície vidrada mais espessa (no caso das portas para melhor sustentação, uma vez que estas carecem de arco), o Peugeot 508 é um carro absolutamente estável e bastante ágil com qualquer das motorizações disponíveis:

  • 1.6 Puretech 180 EAT8;
  • 1.6 PureTech 225 cv EAT8 (unicamente na versão GT e associada a suspensão pilotada);
  • 1.5 BlueHDi 130 cv CVM6, a única versão com caixa manual de seis velocidades;
  • 1.5 BlueHDi 130 cv EAT8;
  • 2.0 BlueHDi 160cv EAT8;
  • 2.0 BlueHDi 180 cv EAT8.

A transmissão automática de oito velocidades está assim disponível para todos os motores, sendo que o diesel menos potente de 130 cv é o único a poder conter caixa manual de seis velocidades.

Todos os motores do Peugeot 508 antecipam a futura norma europeia Euro 6.2d-temp.

O Peugeot 508 para empresas

Pensado para as empresas em Portugal, foi desenhado um pacote de equipamento BUSINESS LINE com jantes de 16’’ de série.

Com este equipamento, o novo Peugeot 508 1.5 BlueHDi com 130 cv e caixa manual de seis velocidades tem um preço de tabela de 36.100 euros (versão inferior – Active – 35.100 euros),

Esta é a tabela completa de Preços do novo Peugeot 508 (2018), que inclui todas as versões inicialmente disponíveis.

Neste texto pode encontrar soluções renting construídas em torno desta versão para os motores 1.5 e 2.0 BlueHDi.

E esta é a lista completa de Equipamento da versão Business Line do no novo Peugeot 508, incluindo opcionais da versão.

Em meados de 2019, está previsto que a gama 508 receba uma mecânica híbrida Plug-in com 225 cv, baseada no motor a gasolina de 180 cv ao qual foi acrescentado uma unidade eléctrica com 105 cv.

Será também o ano da chegada da desejada versão Peugeot 508 SW.

Versões disponíveis

A gama em Portugal será constituída pelos níveis Active, Allure, GT Line e GT.

O nível de entrada – Active – apresenta de série, entre outro equipamento:

  • Touchscreen de 8’’ com Bluetooth e entrada USB;
  • Sensor de luz e chuva;
  • Jantes em liga leve de 17”;
  • Cruise Control Programável;
  • Ajuda ao estacionamento traseiro.

O Allure acrescenta, entre outros:

  • Touchscreen de 10”;
  • Navegação Conectada 3D: Ajuda ao estacionamento à frente;
  • Pack Safety Plus; Câmara de visão traseira.

As versões mais desportivas, o GT Line e GT, apresentam um design exclusivo e ainda:

  • Full LED,
  • i Cockpit Amplify;
  • Jantes de 18’’ (GT Line) ou 19’’ (GT).

Todo o equipamento necessário

Um conjunto de ajudas à condução de última geração em resposta são disponibilizadas pelo Peugeot 508:

  • Sistema de visão noturna (Night vision) inédito no segmento;
  • Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão;
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma);
  • Alerta de atenção do condutor por câmara;
  • Assistente automático de máximos;
  • Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;
  • Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido);
  • Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8);
  • Ajuda à manutenção da posição na via de circulação (associado ao ACC Stop & Go);
  • Sistema ativo de vigilância do ângulo morto.

Sistema de câmaras, incluindo visão noturna

Uma câmara de infravermelhos permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida.

Esta câmara de visão noturna permite detectar até aos 200/250 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização da visão de infravermelhos na instrumentação digital, no campo de visão do condutor.

Existem outros sistemas de assistência como o Visiopark 2 (visão a 360°) ou mesmo a última geração do Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8).

Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, acelerador e travões para entrar e sair do lugar de estacionamento.

Ligado ao mundo exterior

Os equipamentos conectados incluem:

  • Função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM e com reconhecimento de voz (via smartphone);
  • Carregamento do smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi).

O pack PEUGEOT Connect está incluído na navegação 3D conectada com TomTom® Traffic e alarga-se agora às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, em três domínios:

  • Navegação
  • Segurança (PEUGEOT Connect SOS & Assistência)
  • Manutenção (serviços telefónicos dos packs PEUGEOT Connect).