Ensaio: Renault Talisman Sport Tourer Business dCi 130

377

A Renault quer fazer deste carro um amuleto capaz de captar as atenções do cliente típico do segmento premium.

Além de lhe dar um nome a condizer, dotou-o de condições para encantar o consumidor mais exigente: um chassis excelente, capaz de conferir um não menos notável comportamento ao Talisman, um design com presença dinâmica mas igualmente distinta e um interior onde a qualidade de construção e dos materiais rivalizam com qualquer concorrente do segmento.

A tarefa não é fácil, convenhamos.

Porque esta Talisman, tal como a Insígnia ST deste ensaio, tem concorrência de respeito.

Por isso, parte da estratégia para impor o modelo, goste-se ou não da abordagem, é o preço.

E foi precisamente a pensar nisso, sobretudo a pensar em cativar as empresas, que a Renault Portugal desenvolveu versões com equipamento e custo de aquisição capazes de se encaixar no desejo de alguns clientes profissionais.

Além deste fator deveras simpático, até por questões de Tributação Autónoma, sobretudo em versões equipadas com o 1.5 dCi de 110 cv, no caso do Renault Talisman Business (e Executive) o argumento “preço” mantém-se, mas com mais motor e mais equipamento.

Incluindo bancos dianteiros com função de massagem porque, neste patamar, a concorrência impõe mais respeito!

Convence a todos os níveis

Contudo, o que verdadeiramente encanta no Talisman é a aparência sólida que impõe, ajudada pelas linhas elegantes e pelos quase cinco metros de comprimento, evidenciada ainda no comportamento que oferece e no silêncio a bordo.

Além de materiais e de acabamentos convincentes, o desempenho dinâmico é realmente extraordinário.

Mais ainda se poder ser equipado com a tecnologia “4CONTROL”, que acrescenta a faculdade das rodas traseiras rodarem até 3,5º para compensarem o rolamento em curva ou facilitarem o estacionamento.

Como motor, a opção recaiu naturalmente sobre a unidade diesel 1.6 dCi com 130 cv, os necessários para garantir ao modelo agilidade sem derrapar na eficiência.

Que são pelo menos suficientes para satisfazer quem procura principalmente o aspeto da economia, porque, para quem ambiciona maior desenvoltura, há uma variante deste mesmo motor com 160 cv.

De facto, o Renault Talisman é um carro bonito e um conjunto bastante mais convincente e melhor conseguido do que o anterior Laguna.

Mas além de ser simpático ao olhar é também um carro agradável de conduzir, confortável e com um generoso espaço interior.

Uma habitabilidade ainda mais extraordinário na carrinha que ensaiámos, que acrescenta como argumento os 572 litros de mala. Ou mais de 2 metros de comprimento de bagageira se rebatermos os bancos traseiros.

Renault Mégane Grand Coupé: abaixo dos 25 mil euros é alternativa ao Talisman?

Impressões

A avaliação da boa relação equipamento-preço é baseada no facto de esta versão já conter de série um extenso lote de equipamento, que inclui ar condicionado automático bi-zone, volante em couro, bancos com função de massagem, jantes em liga de 17 polegadas, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de nevoeiro com assistência à iluminação em curva e iluminação Full LED.

Contém ainda o sistema R-LINK 2 com tecnologia MULTI-SENSE incorporada. Esta ferramenta permite personalizar o automóvel em função das necessidades ou da vontade do condutor, que pode, a partir do ecrã tátil, nesta versão de 7 polegadas, ou de um botão específico posicionado na consola central, selecionar os modos de condução Sport, Normal, Confort, Personalizado ou Eco.

Ou seja, tem a possibilidade de parametrizar o automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo.

No caso das versões equipadas com a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC, é também possível alterar a rapidez das passagens de caixa.

Ficha de Produto: Preço, rendas, dados de consumo e de motor

  • Preço:
37.730 Euros*
  • Rendas:
721,54 €/mês (36m)*

658,73 €/mês (48m)*

  • Consumo médio e emissões:

4,0 l / 100Km

106 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

4 / 1.598 cc

131 / 4.000 cv/rpm

320 / 1.750 ~2.500 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms