Os níveis de equipamento também vão alterando, bem como algumas soluções tecnológicas e de conforto que caem dos segmentos superiores para estas viaturas.

Outra tendência ainda é a “gasolinificação”, como motores suficientemente potentes para fazer frente aos blocos diesel.

O novo Ford Fiesta encara todos estes desafios com tranquilidade, porque consegue responder a todos com a argumentos suficientemente positivos para se tornar numa das opções mais interessantes do grupo.

Em primeiro lugar, traz a melhor posição de condução entre todos, com um acesso ao volante e à caixa lendário que o torna numa viatura bastante divertida de conduzir.

Depois, a motorização 1.5 TDCi de 85cv, nesta potência que alimenta a média do segmento, é suficientemente ágil e bem trabalhada para o que se pretende.

Por outro lado, a insonorização do motor é bem conseguida, tendo em conta que não estamos na melhor opção em termos de materiais.

Um dos aspetos menos bem conseguido do Fiesta em gerações anteriores, o interface de acesso aos dispositivos de controlo, foi melhorado.

Este aperfeiçoamento acaba por favorecer imenso o Fiesta, dado que era um dos aspetos em que estava mais descompensado.

Naquilo que sempre foi bom, como o chassis e o comportamento dinâmico, o equilíbrio de pesos, a afinação da suspensão, continua a ser exemplar.

Nesta versão que testámos, com pneus de baixo perfil, isso acaba por ser ainda mais perceptível, embora sejam opções não recomendáveis para viaturas de parque de empresas…

No final, o Fiesta acabou por fazer consumos esperados de 4,8 l/100 km (anuncia entre 3,5 e 3,2 l/100km) e revelar-se uma viatura bastante competitiva em relação aos seus pares.

Destaque ainda para o sistema de infotainment Sync 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto e com controlo por voz.

Ficha de Produto: Preço, rendas, dados de consumo e de motor

  • Preço:

22.982 Euros*

  • Rendas:

494,52 €/mês (36m)*

453,15 €/mês (48m)*

  • Consumo médio e emissões:

3,2 l / 100Km / 89 gCO2/km*

 

  • Dados do Motor:

4 / 1.499 cc

120 / 3.750 cv/rpm

320 / 1.750 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms