Produzir hidrogénio com energia solar para incorporar em combustíveis mais eficientes

384

A Repsol e a Enagás assinaram um acordo para continuar a desenvolver uma tecnologia que permite produzir hidrogénio renovável.

A colaboração com a Enagás irá acelerar o processo de implementação cuja fase inicial foi desenvolvida no Centro Tecnológico da Repsol.

O objetivo é que, a médio prazo, as duas empresas possam incorporar este gás nos seus negócios.

Para a produção de hidrogénio é utilizado como principal fonte de energia os raios solares, reduzindo assim a pegada de carbono em mais de 90% com respeito a outros processos convencionais para a obtenção deste gás.

A médio prazo, o hidrogénio obtido por este novo processo poderá ser utilizado pela Repsol, tanto nos seus processos de refinaria, como para produzir combustíveis mais limpos e com menor presença de enxofre no seu negócio químico e em processos convencionais como a hidrogenação de borracha.

Para a Enagás, este projeto insere-se na estratégia de desenvolvimento de energias renováveis não elétricas da empresa, como o hidrogénio e o biogás/bio metano, que são novas soluções energéticas que poderão desempenhar um papel fundamental no processo de transição energética definido pela União Europeia.