Rifter: Peugeot reinventa a Partner Tepee e dá-lhe audácia. Com galeria de imagens

314

“Mais do que um nome, uma verdadeira vocação”, diz o construtor.

E que vocação é essa? Ser uma proposta para espíritos aventureiros, ao adicionar ao misto de monovolume e de SUV desta Berlingo Multispace, um aspecto mais radical e pormenores únicos de estilo.

O Rifter diz-se atrevido. E consegue verdadeiramente sê-lo ao poder dispor de tração integral e até de uma versão, por enquanto ainda concept, preparada para desafiar ainda mais os elementos da natureza.

Prosa à parte, o que traz de diferente?

Construído sobre a nova plataforma da Peugeot Partner, partilhada com a Citroën Berlingo e com a nova Opel Combo, o Rifter possui uma personalidade muito própria, toda a versatilidade interior que se deseja num carro prático, o conforto necessário para enfrentar longas viagens e a facilidade de condução que se evidencia no estilo próprio a que a Peugeot designa como i-Cockpit®.

E graças à nova excepção à lei das portagens é classificado como “Classe 1”, desde que não disponha de tração integral.

Conta naturalmente com motorizações que o grupo PSA já anunciou respeitarem as normas Euro 6.c e prontas para o novo ciclo de homologação WLTP:

– A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:

  • PureTech 130 S&S com caixa de velocidades automática EAT8 de 8 relações (disponível em 2019);
  • PureTech 110 S&S com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)

Contam com um GPF (Gasoline Particulate Filter) para a redução de emissões de partículas.

– A gasóleo, o bloco 1.5 BlueHDi disponível em três níveis de potência:

  • BlueHDi 130 S&S com caixa manual de 6 velocidades ou com caixa automática EAT8 de 8 velocidades;
  • BlueHDi 100 com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo);
  • BlueHDi 75, com caixa manual de 5 velocidades.

Todos dotados de um FAP (filtro de partículas) e redução catalítica seletiva (RCS), tecnologia que permite uma despoluição desde o arranque do motor, dispensando um aditivo ao FAP.

Este é o ficheiro PDF com as Características mais importantes do Peugeot Rifter 2019

Quanto a equipamento podemos encontrar:

  • Travão elétrico que permite libertar um grande espaço para arrumação
    Regulador de velocidade adaptativo. A imobilização total é possível nas versões com as caixas de automáticas de 8 velocidades;
  • Reconhecimento alargado dos painéis de sinalização com proposta de velocidade máxima detetada para a adaptação da velocidade do limitador/regulador;
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa, que corrige a trajetória no caso de uma desatenção do condutor;
  • Alerta de atenção ao condutor graças à atuação da câmara, a partir da análise do comportamento do condutor e dos movimentos do volante;
    Active Safety Brake, em caso da deteção de um risco de colisão;
  • Controlo de estabilidade do atrelado, estabilizando o reboque e amortecendo os desequilíbrios ou, se necessário, diminuindo a velocidade do veículo;
  • Comutação automática de luzes, de circulação e de cruzamento;
    Câmara de marcha-atrás “Visiopark 180°” que retrata a zona traseira a 180°, permitindo uma exibição clássica, a 180° (olho de pássaro) ou zoom na aproximação imediata a um obstáculo;
  • Vigilância do ângulo morto, com um alerta nos retrovisores exteriores;
    Acesso e arranque mãos-livres;

E ainda:

  • Sistema de infotainment com conectividade assegurada por um touchscreen a cores de 8’’;
  • 2 entradas USB, uma tomada jack e ligação Bluetooth;
  • Carregador por indução;
  • Mirror Screen, sistema compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™;
  • Navegação 3D conectada associada ao comando vocal;
  • Tráfego em tempo real (TomTom Trafic) que permite obter informações sobre parques de estacionamento, postos de gasolina e a meteorologia local.

Nível exclusivo GT Line

Aqui encontramos atributos específicos em Preto Onyx, complementado pelas jantes de liga leve de 17’’ diamantadas “Aoraki”, bem como monogramas GT Line colocados nos guarda-lamas dianteiros e na porta da bagageira.

Há ainda volante em couro, elementos embelezadores do painel de bordo em tom “Quente Brown”, um revestimento “Tissu Casual” e ainda fundos quadriculados nos manómetros, para sublinhar o interior deste nível de acabamento.

Capacidades do Peugeot Rifter

Disponível em dois comprimentos – Standard (4,40 m) e Longo (4,75 metros – e dotado de 5 ou 7 lugares, o Rifter está disponível com jantes diamantadas de 17 polegadas, dependendo da versão.

A secção traseira integra uma grande porta traseira, que dá acesso a uma bagageira generosa em volume: dos 775 litros sob a chapeleira da versão de 5 lugares no comprimento Standard, aos 4.000 litros até ao tejadilho e com os bancos rebatidos na versão Longa.

A 2ª fila de bancos possui 3 assentos individuais e pode receber uma cadeira de criança.

Rebatem-se facilmente no piso a partir do comando “Magic Flat”, situado na bagageira.

Na versão Longa, os 2 bancos independentes da 3ª Fila são reguláveis longitudinalmente e podem ser retirados (como na versão Standard).

O banco do passageiro da frente é rebatível ao nível do piso para facilitar o transporte de objetos longos.

A chapeleira tem duas posições e permite esconder da vista determinados objetos. Pode também ser armazenada atrás das costas dos bancos da 2ª fila.

Condutor e passageiros contam com diversos espaços de arrumação, generosos e de fácil acesso, distribuídos pelo habitáculo, na consola central, junto ao tejadilho, nas portas traseiras, nas filas 1 e 2 e na bagageira.

O airbag do passageiro da frente do tipo “Bag In Roof”, com a sua inovadora integração no tejadilho, permite a criação de um espaço de frontal de arrumação, fechado e refrigerado.

O volume de arrumação máximo conjunto é de até 186 litros, dependendo das versões.

O tejadilho Zenith® pode estar presente e dispõe de um ocultador elétrico. É atravessado por um arco flutuante transparente, com compartimentos de arrumação. O habitáculo ganha luminosidade e o arco pode guardar 14 litros de objetos.

Está associado ao conjunto do espaço de arrumação do tejadilho (acessível a partir da 2ª fila ou da bagageira) e ao capucine, contando com um perímetro de iluminação ambiente LED.

Potencial do Rifter além do alcatrão

Além de poder dispor de tração integral, o Peugeot Rifter possui o conhecido sistema “Advanced Grip Control” associado a pneus “Mud & Snow”.

Está ainda associado ao Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém automaticamente a velocidade ideal em encostas mais íngremes.

Garantido por um raio de viragem de 10,9 metros, a agilidade e robustez são ainda asseguradas pela altura ao solo e pelas protecções da carroçaria que conferem um carácter mais individual à proposta da Peugeot sobre os restantes modelos igualmente produzidos em Portugal e em Espanha.

Galeria de imagens do Peugeot Rifter