Primeiro Ford Mondeo Hybrid SW em 2019

123

Desenvolvido exclusivamente para o mercado europeu, um Mondeo Hybrid em formato station wagon vai ser comercializado em 2019 na Europa.

Com a carrinha é possível transportar mais carga sem prejuízo da autonomia, em todo o caso assegurada pelo motor a gasolina tradicional.

O actual Mondeo Hybrid de quatro portas actualmente à venda, conta com motor de 2,0 litros a gasolina, motor eléctrico e bateria de 1.4 kWh. Consegue mover-se num modo 100% eléctrico, mas não é plug-in.

A potência total é de 187 cv utiliza uma transmissão automática de variação contínua desenvolvida pela Ford e os dados correlacionados indicam consumos desde 4,4 l/100 km e emissões de CO2 desde 101 g/km.

Próximo da data de início de comercialização do modelo, a Ford Portugal divulgará todas as especificações e preços da nova gama Mondeo Hybrid.

Dependendo da fiscalidade em vigor no próximo ano, os valores de emissões de CO2 e consumos poderão ajudar a torná-la numa alternativa às motorizações diesel para os clientes frotistas e particulares.

O grupo propulsor utiliza um motor eléctrico associado a um motor de 2,0 litros a gasolina, especificamente desenvolvido para esta versão e que funciona segundo o ciclo Atkinson.

A função do motor eléctrico é ajudar o motor a gasolina na propulsão das rodas motrizes.

O sistema conta também com um gerador que permite a carga regenerativa da bateria reciclável de iões de lítio, com 1.4 kWh de capacidade e refrigeração a ar, alojada atrás dos bancos traseiros.

A tecnologia de travagem regenerativa capta até 90% da energia normalmente desperdiçada durante as travagens, utilizando essa energia para recarregar a bateria.

Há ainda outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores a optimizar a eficiência dos consumos de combustível:

  • Sistema de interface Ford Smartgauge para monitorizar consumos de combustível e de energia;
  • Direcção Assistida Eléctrica;
  • Alimentação eléctrica do ar condicionado, do sistema de arrefecimento do motor e dos sistemas de vácuo;

As tecnologias de conforto, conveniência e segurança disponíveis em opção incluem:

  • Travagem Activa em Cidade;
  • Assistência Activa ao Estacionamento;
  • Cintos de segurança traseiros insufláveis;
  • Sistema de conectividade SYNC 3 com comandos por voz e ecrã táctil de 8 polegadas;
  • Sistema Ford de Faróis Adaptativos com faróis LED dinâmicos.

“As propulsões eléctricas vão continuar a ter um papel crucial na nossa gama para o mercado europeu. Para o efeito, a Ford está a investir cerca de 11 mil milhões de dólares (cerca de 9,6 mil milhões de euros) e tem planos para disponibilizar 16 veículos 100% eléctricos num portefólio global de 40 veículos electrificados até 2022”, refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Assistência da Ford Europa,

Sendo o primeiro veículo eléctrico híbrido produzido pela Ford na Europa, o Mondeo Hybrid é montado na moderníssima fábrica Ford de Valência, em Espanha, juntamente com os modelos Mondeo a gasolina e gasóleo.