Esta é a lista completa dos vencedores dos Prémios Fleet Magazine anunciados antes do encerramento dos trabalhos da 7.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting.

Os Prémios Fleet Magazine surgem da vontade de premiar os modelos, as pessoas e as empresas que mais se distinguiram no panorama das frotas em Portugal.

Com um novo formato de avaliação e atribuição foi criado um processo mais dinâmico e transparente, visando envolver o maior número possível de agentes deste mercado, através de um modelo bastante mais interventivo e personalizado.

I – Para as categorias que se seguem, a edição 2018 dos Prémios obedeceu a uma nova metodologia de seleção e atribuição, com a definição de um corpo de jurados seleccionado a partir de sugestões das principais gestoras de frota a operar em Portugal.

A votação tanto das viaturas como da Gestora de Frota foi secreta, efetuada em boletim de voto anónimo e igual para todos os membros do júri.

Prémio Viatura do Ano menos 25 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o KIA Niro 1.6 HEV EX, o Opel Astra Sports Tourer 1.6 Turbo D e o VW Golf Variant 1.6TDI 115CV Confortline

O vencedor foi o VW Golf Variant 1.6TDI 115CV Confortline, que se distinguiu por pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

Prémio Viatura do Ano entre 25 mil e 35 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o KIA Optima SW 2.0 PHEV, o Skoda Kodiaq 2.0TDI DSG Ambition e o VW Arteon 2.0TDI 150CV DSG Elegance.

O vencedor foi o VW Arteon 2.0TDI 150CV DSG Elegance, com pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

Prémio Viatura do Ano acima de 35 mil euros

Os três finalistas a esta categoria foram o Alfa Romeo Stelvio Super 180Cv AT8, o BMW Série 5 (G31) – 520d Touring c/ Transmissão Automática e o KIA Stinger 2.2 CRDI GT Line.

O vencedor foi o BMW Série 5 (G31) – 520d Touring c/ Transmissão Automática, que obteve as pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

Prémio Viatura Comercial do Ano

Os três finalistas a esta categoria foram o Hyundai H350 Versão Longa, Mitsubishi L200 Intense 4WD Cabine Dupla (Strakar) e Nissan e-NV200 40kWh Combi5

O vencedor foi o Mitsubishi L200 Intense 4WD Cabine Dupla (Strakar), com pontuações mais elevadas nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Capacidade de carga / versatilidade profissional” e “Análise à Condução”.

Prémio Gestora de Frota

Os três finalistas a esta categoria foram a “ALD Automotive”, “Arval” e LeasePlan”.

O vencedor foi a Leaseplan, distinguida pelos jurados nos critérios de ” Disponibilidade de Produtos e Serviços”, “Ações Complementares” e “Soluções Customizáveis”

II – Coube às Gestoras de Frota eleger o vencedor da edição 2018 da categoria que se segue, seleccionado de entre os projetos entregues pelos concorrentes:

Prémio Gestor de Frota

O vencedor foi o André Gonçalves, do DST Group.

Nas palavras do júri, o vencedor da edição 2018 distinguiu-se pela apresentação de um dossier de candidatura bastante completo e estruturado, por um projeto inovador, bem elaborado e com a particularidade de poder refletir-se positivamente sobre os utilizadores das viaturas, algo que é considerado de extrema importância para o engajamento de todos os intervenientes.

A LG, patrocinadora da 7.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, associou-se à Fleet Magazine na entrega deste prémio, com a oferta de dois produtos multimédia ao vencedor de 2018.

III – Compete à ADENE – Agência para a Energia escolher o vencedor da categoria que se segue, após avaliação do trabalho desenvolvido em prol de uma maior racionalização energética do uso das viaturas:

Prémio Frota VERDE

O vencedor foi a Samsung.

Para efeitos do prémio, as empresas concorrentes tiveram de submeter à ADENE dados que permitissem avaliar o trabalho em diversos parâmetros, dos consumos às emissões, da classe energética do pneu às práticas de condução, bem como a política de seleção e aquisição de viaturas.

Essa avaliação seguiu os princípio da metodologia baseada no Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas (SEEF) desenvolvido pela ADENE.

O vencedor recebe, como prémio, um Certificado Energético da Frota emitido pela ADENE.

IV – Compete à Fleet Magazine a atribuição deste prémio a uma personalidade que se tenha distinguido segundo um critério de evidência de um trabalho continuado em prol do sector automóvel.

Prémio Personalidade do Ano

O distinguido pela primeira edição desta categoria nos prémios Fleet Magazine foi Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, pela dedicação pessoal que tem mostrado e a visibilidade que dá aos problemas e anseios do sector automóvel, colocando-os na ordem do dia.

O homenageado distingue-se ainda pela defesa de uma fiscalidade mais justa e equilibrada para este mercado, este ano com particular evidência devido aos efeitos gerados pela entrada em vigor do WLTP.

Outra luta constante da ACAP e que reflete os interesses dos seus associados, a necessidade de serem efetuadas alterações nas regras das portagens, por causa da configuração de muitos novos modelos.