Cada vez menos europeus compram carros a gasóleo. Procura por híbridos aumenta quase 30%

296

No terceiro trimestre de 2018, quase 58% de todos os automóveis novos de passageiros vendidos na UE eram movidos a gasolina, enquanto cerca de um terço era movido a diesel, refere uma notícia da ACEA, Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis.

Os veículos que recorrem a fontes de energia alternativa (APV) contribuíram para 7,8% do mercado e apenas 2% dos carros registados em toda a UE, durante o terceiro trimestre de 2018, são eletricamente carregáveis ​​(EV ou PHEV).

Carros novos na Europa: diesel reduz 18,2%, gasolina cresce 15,2% e energias alternativas aumentam 30%

No global, este foi o comportamento do mercado entre julho e setembro de 2018:

  • Carros a gasolina: a procura aumentou 15,2% em todos os estados membros da UE, exceto na Suécia. A quota de mercado aumentou quase 7% em comparação com o terceiro trimestre de 2017, assumindo quase 58% do mercado.
  • Carros a gasóleo: as vendas diminuíram 18,2% na maioria dos países da UE, com excepção da Dinamarca, Romênia, Bulgária e Polônia. A penetração caiu de 43,1% para 34,7% do mercado em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
  • Veículos movidos energia alternativa (APV): procura cresce 29,7%, impulsionada principalmente pelo forte desempenho dos eletrificados (37,4%), híbridos (37,1%) e elétricos híbridos (24,5%). A procura por veículos movidos a GLP e GNV aumentou 11,8% no terceiro trimestre do ano, suportada pelo crescimento de carros movidos a gás natural e propano, refere a ACEA

A procura de veículos com motor alternativo aumentou significativamente em todos os principais mercados da UE, com especial incidência em:

  • Espanha: 62,5% (graças a um notável aumento nos segmentos de GLP e GNV)
  • Alemanha: 51,4%.