Ford Focus Active Crossover com suspensão reforçada

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O Ford Focus Active Crossover possui maior distância ao solo, estilo com inspiração SUV e chassis optimizado, além de capacidade reforçada para enfrentar maus pisos graças aos novos Modos de Condução “Slippery” (“Escorregadio”) e Trail (“Trilho”).

Disponível nas versões hatchback de 5 portas e Wagon, conta com motores Ford EcoBoost (a gasolina) e EcoBlue (Diesel), combinados com tecnologias de assistência ao condutor e transmissão automática de oito velocidades, capaz de se adaptar a diferentes estilos de condução, para oferecer passagens de caixa optimizadas.

O motor Ford EcoBoost de 1,0 litros apresenta emissões desde 107 g/km CO2 e consumos desde 4,8 l/100 km.

No que respeita aos motores diesel Ford EcoBlue, o bloco de 1,5 litros de 120 CV tem emissões desde 93 g/km e consumos desde 3.5 l/100 km, enquanto o bloco de 2,0 litros de 150 CV tem emissões de 114 g/km e consumos a partir de 4.4 l/100 km.

Esta é a lista de especificações do Ford Active Crossover

Os sistemas de assistência ao condutor, estreados no novo Ford Focus, incluem versões actualizadas das tecnologias Cruise Control Adaptativo, Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa e Assistência Activa ao Estacionamento.

Suspensão alterada e reforçada

Equipado de série com suspensão traseira independente, com configuração de triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos, o chassis do Focus Active dispõe de molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicas, bem como juntas nos dois eixos, a que se junta uma maior distância ao solo (+30 mm à frente e +34 mm atrás) face ao Focus convencional.

O sistema de suspensão traseira independente com triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos optimiza o conforto e capacidade de resposta e dispõe de um sub-chassis isolado que proporciona um equilíbrio adequado entre a frente a traseira perante as maiores imperfeições da estrada.

Os casquilhos multi-compostos apresentam diferentes características de rigidez quando sujeitos a forças em direcções diferentes, criando um melhor isolamento em pequenas irregularidades do piso e maior eficácia em termos de ruído, vibrações e aspereza.

Nas versões Focus SW, a suspensão de triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos tem uma geometria específica, com os amortecedores reposicionados de forma a manter a agilidade e a reactividade do veículo, mesmo com a bagageira totalmente carregada.

Esta solução também permite maximizar o espaço da bagageira, com um piso de carga mais amplo.

Foram adoptadas jantes de liga leve de 17 polegadas, com pneus de perfil mais alto 215/55 R17, estando também disponíveis jantes de 18 polegadas, com pneus 215/50 R18.

Além dos Modos de Condução “Normal”, “Sport” e “Eco” que são de série em todas as versões Focus, o Focus Active possui:

  • Modo “Slippery”: ajusta as definições do controlo electrónico de estabilidade (ESC) e do controlo de tracção para aumentar a confiança em pisos com baixa aderência, tais como lama, neve e gelo; reduz a patinagem das rodas em andamento a direito, mesmo no arranque; oferece uma resposta mais passiva do acelerador
  • Modo “Trail”: ajuda a manter o andamento em pisos moles, tais como areia; ajusta a anti-blocagem (ABS) dos travões para permitir maior deslizamento das rodas; configura o controlo de tracção para permitir mais rotação das rodas, o que retira areia, neve ou lama dos pneus; oferece uma resposta mais passiva do acelerador

Ajudas à condução

Entre as diversas tecnologias previstas destaque para:

  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora reforçado com a função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para lidar sem esforço com o pára-arranca do trânsito
  • Sistema Ford de Faróis Adaptativos com a nova função Preditiva em curva (utiliza a câmara) e sensível aos Sinais, que pré-ajusta os padrões dos faróis e melhora a visibilidade ao monitorizar as curvas na estrada e – em estreia na indústria – os sinais de trânsito
  • Sistema Activo de Assistência ao Estacionamento 2, que agora opera automaticamente a caixa de velocidades, a aceleração e a travagem de forma a proporcionar manobras 100% autónomas ao simples premir de um botão
  • O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford disponibilizado na Europa, ajuda os condutores a manter a sua atenção na estrada à sua frente
  • Assistente de Manobras Evasivas, uma tecnologia que representa uma estreia no segmento, e que ajuda os condutores a manobrar a direcção de forma a evitar a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados.