SEAT Tarraco, o topo de gama da marca com cinco ou sete lugares

131

O Tarraco vai ser o novo modelo topo de gama da marca espanhola, reforçando a sua presença numa categoria em franca expansão no mercado europeu.

Chegada prevista ao mercado português no início de 2019, gama e preços ainda não anunciados.

A viver um bom momento de crescimento da sua quota de mercado, a SEAT procura com o Tarraco complementar uma gama versátil e que cobre bem as necessidades das empresas, com particular destaque para os modelos Ibiza e Leon SW, mas, também, com o Ateca.

Mas, ao contrário destes, o novo SUV de sete lugares vai ser produzido em Wolfsburg, na Alemanha.

Com cinco ou sete lugares (opcional) e, naturalmente, uma posição de condução mais elevada, apresenta-se com 4,74 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,66 metros de altura.

Condução essencial para uma boa habitabilidade, a plataforma MQB-A sobre o qual assenta tem 2,79 metros de distância entre eixos.

Graças ao Dynamic Chassis Control (DCC), torna-se possível escolher o modo de condução: Normal, Eco ou Sport. Mas o sistema também consegue adaptar-se automaticamente, modificando o amortecimento consoante a superfície da estrada e o estilo de condução.

Motores disponíveis

Há duas opções Diesel, ambas com base no 2.0 TDI, com potências de 150 CV e 190 CV.

A variante de 150 CV a um regime 3,500-4,000rpm possui um binário máximo de 340 Nm disponível entre as 1,750 rpm e as 3,000 rpm.

Pode ser associada a uma transmissão de seis velocidades com tração dianteira ou à caixa DSG de sete velocidades com sistema de tração integral 4Drive.

A variante de 190 CV está acoplada à caixa DSG de sete velocidades e ao sistema 4Drive. Potência máxima de 190 CV a 3,500-4,000 rpm e binário máximo de 400 Nm, disponível entre as 1,750 e as 3,250 rpm.

Esta versão está só disponível associada à configuração 4Drive/caixa de velocidades DSG de sete relações.

Duas versões a gasolina:

Bloco de quatro cilindros 1.5 TSI com 150 CV, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades com transmissão às rodas dianteiras. 150 CV de potência entre as 5,000rpm e as 6,000 rpm, 250 Nm de binário disponíveis entre as 1,500 rpm e até às 3,500 rpm.

2.0 litros, com 190 CV associado a uma caixa de velocidades DSG de 7 relações com sistema de tração integral 4Drive. Potência máxima de 190 CV entre as 4,200 rpm e as 6,000rpm. Binário de 320Nm, entregue entre as 1,500 rpm e as 4,100 rpm.

O SEAT Tarraco estará preparado para receber sistemas de propulsão alternativa. Em 2020, beneficiará de uma versão híbrida Plug-in.

Equipamento e conectividade

O interior garante funcionalidade e transmite a sensação de espaço no habitáculo. Ao nível de qualidade, o esperado nesta categoria de modelos.

O posicionamento do sistema de infotainment de 8’’ e do Digital Cockpit SEAT com ecrã de 10,25” privilegiam a linha de visão do condutor, para tornar mais fácil a leitura da informação.

O ecrã flutuante de 8” integra a tecnologia Full Link SEAT, permitindo dispor de Android Auto e Apple CarPlay.

O Amazon Alexa também está disponível no SEAT Tarraco, permitindo coordenar a agenda privada, escolher a música, navegar para pontos de interesse, solicitar as notícias consoante os temas personalizados ou procurar o concessionário SEAT mais próximo.

O SEAT Media Control com a app Amazon Alexa não só melhoram o número de funcionalidades disponíveis no veículo, como também simplificam o acesso a funções essenciais. Tudo o que os utilizadores precisam de fazer é de carregar no botão de controlo de voz no volante e falar.

O Digital Cockpit SEAT, um ecrã digital com 10.25” é interactivo e personalizável, permitindo ao condutor escolher a visualização semelhante à dos instrumentos analógicos circulares com taquímetro e velocímetro, ou a de um mapa totalmente a cores para melhor navegação.

Controlar a informação disponibilizada é muito simples e apenas requer que o condutor pressione o botão de controlo ‘View’ presente no volante e que permite alternar entre as diversas visualizações disponíveis, diminuindo a necessidade de distração do condutor e maximizando a clareza de informação mostrada consoante as necessidades de quem está atrás do volante.

Combinando tudo isto com a possibilidade de instalar um sistema BeatsAudio que garante som cristalino no habitáculo e uma Connectivity Box que permita aos utilizadores ligar e carregar os smartphones sem recurso a fios, o Tarraco inclui um conjunto de facilidades que poucos veículos podem oferecer.

O Tarraco também é o primeiro SEAT a dispor de funções comandadas por gestos (quando equipado com o sistema de 8” Navegação Plus), o que permite interagir com o ecrã sem lhe tocar, recorrendo apenas a simples gestos com as mãos.

Ajudas à condução

Front assist com deteção de bicicletas, assistente de manutenção de faixa e Chamada de Emergência são sistemas standard em toda a gama, com Cruise-control adaptativo fornecido de série no nível de equipamento Xcellence.

Adicionalmente, oferece sistemas como o Emergency Assist (assistente de emergência), Blind Spot Detection (deteção de veículo no ângulo morto) e Exit Assist (assistente de saída), Traffic Sign Recognition (reconhecimento de sinais de trânsito), Traffic Jam Assist (assistente de congestionamento) e Light Assist (assistente de máximos), além de também estrear dois novos sistemas de segurança: assistente Pre-Crash e Rollover Assist (assistente de capotamento).

O sistema Pre-Crash Assist consegue reagir em 0.2 segundos à eventualidade de um acidente – ajusta a folga dos cintos de segurança, liga as luzes de emergência, fecha os vidros e teto de abrir – ajudando a proteger o habitáculo.

O Rollover Assist, sistema de deteção de capotamento, se ativado, faz telefonema de emergência, desliga o motor, destranca as portas, liga as luzes de emergência e ajusta o sistema de ventilação.

Acrescente-se a estes sistemas outros dispositivos de conveniência também fornecidos, como o Assistente de Estacionamento, a Abertura Elétrica da porta da bagageira com o Pedal Virtual e o sistema Câmara de Visão 360º.