RELEASE MY CAR: cedência de contratos de renting

135

Quantas vezes não acontece uma empresa ter que terminar o contrato mais cedo e não o poder fazer por causa das condições do contrato de aluguer operacional a que está sujeito?

A pensar neste tipo de situações, a plataforma Release My Car possibilita aos clientes de renting ceder os contratos antecipadamente a outras empresas.

Luís Ribeirinho é o responsável desta plataforma para Portugal e estima que haja um potencial de 7.500 viaturas por ano nestas condições.

“O que acontece normalmente neste tipo de situações é que o cliente é obrigado a rescindir e estar assim sujeito às penalizações preconizadas no contrato ou tem que aguentar esse mesmo contrato até ao fim da sua duração”, diz o country manager.

Este custo, acrescenta, poderá ser, em média, quatro mil euros, de acordo com as suas estimativas.

Com o Release My Car, estes clientes podem agora colocar a viatura numa plataforma digital, onde outras empresas poderão encontrar oportunidades para fazerem contratos de locação com condições diferentes.

Nessa plataforma (em www.releasemycar.pt), consegue-se saber qual a renda da viatura, o número de meses contratados e a quilometragem associada, além de fotos do estado da viatura e outras informações.

O frotista que coloca o carro pode ainda conceder um incentivo para motivar a cedência.

Estas condições poderão ser as mesmas que foram negociadas para um lote de viaturas mais alargado ou com durações maiores.

A plataforma permite um chat de discussão entre as partes e, se chegarem a acordo sobre o que fazer, poderão avançar para um acordo de cedência.

A gestora terá que aprovar esta cedência e, por seu lado, ganha uma oportunidade de fazer o seguimento do cliente.

Os problemas mais comuns que obrigam as frotas a terminar contratos antes do seu período de duração são vários.

Em primeiro lugar, a rotatividade de colaboradores, que implica uma frota inativa durante períodos mais ou menos longos.

Por outro lado, a promoção de colaboradores faz com que estes fiquem com a sua viatura desajustada ao seu nível e, com este sistema, pode ser mais facilmente substituída.

Finalmente, existem as situações de reestruturação e downsizing de frota ou viaturas que estejam desajustadas às suas necessidades ou utilização real.

Desta forma, os frotistas conseguem aumentar a flexibilidade do produto de renting. Os colaboradores ficam mais satisfeitos e conseguem-se reduzir os custos associados à rescisão de contratos.

A Release My Car pode ainda prestar os serviços de documentação, logística, peritagem e recondicionamento.

RELEASE MY CAR

  • Luís Ribeirinho
  • 21 7958041
  • luis.ribeirinho@releasemycar.pt
  • www.releasemycar.pt