AXODEL – Geolocalização nativa

90

A Axodel, filial do Grupo Kuantic, desenvolveu uma solução de telemática multimarca que nasceu a partir de parcerias com fornecedores OEM. Uma das vantagens é ligar diretamente ao Can Bus e não ao OBD, o que significa que o nível de informação recolhida e a própria segurança do sistema sejam maiores.

Com a ligação por Can Bus, recolhe-se todo o tipo de dados, como alertas, pressões ou temperaturas. Além disso, os dados provenientes do sistema eletrónico das viaturas são totalmente fiáveis precisos, garante o fabricante. Outra vantagem é que não altera a garantia da viatura.

“Enquanto outros sistemas dependem da estimativa de quilometragem via algoritmos e do rastreamento da localização, a solução apresenta leituras reais do odómetro, bem como alertas de manutenção ou alertas mecânicos (luzes de aviso), assim que elas aparecem no veículo”, diz Christophe Collas, responsável do projeto para Portugal.

A Axodel arrancou a atividade em Agosto e trabalha diretamente com todos os construtores, sendo os únicos a ter acessos total aos dados de marcas como a PSA.

Este é um sistema dirigido principalmente para viaturas ligeiras, sejam comerciais ou de passageiros.

Na sua oferta disponível para multimarca, pode ler quilometragem e tempo de utilização, análise do tipo de condução, geolocalização em tempo real e gestão de frotas, relatórios de atividade, estatísticas avançadas e car-sharing e track recovery.

Mas para as viaturas PSA ou Renault, traz tudo isto e acrescenta ainda a quilometragem e consumo exato, precisão na medida das emissões, alertas mecânicos e diagnóstico, bem como um sistema car-sharing próprio. As operações com a PSA já arrancaram, sendo que este caso a instalação já vem de fábrica. Bastará apenas depois ativar o sistema, sem ter qualquer intervenção no hardware.

Muitas viaturas da PSA já estão equipadas com uma caixa telemática autónoma (BTA) conhecida como Peugeot Connect SOS e Citroën e DS Connect Box.

“Assim, nenhuma instalação adicional é necessária para que possamos integrar a nossa solução, pois vamos diretamente beber os dados ao computador de bordo (CAN) graças ao dispositivo BTA incorporado”, diz Christophe Collas.

O serviço proposto chama-se FREE 2 MOVE Connect Fleet, no caso da PSA, ou AXOFLEET nos outros cenários.

A plataforma é vendida em três níveis de serviço. O primeiro é apenas gestão de frota, a que se acrescenta eco-condução para o segundo nível e geo-localização no terceiro. Os preços situam-se entre os sete e nove euros por viatura.

AXODEL
Christophe Collas
937931958
christophe.collas@axodel.com
www.axodel.com