As preferências dos portugueses em relação ao automóvel parecem definitivamente ter mudado: mais de metade dos carros vendidos em Portugal entre Janeiro e Março de 2019 tinham motor a gasolina e praticamente 1 em cada 3 carros matriculados pertencia ao segmento dos SUV.
É um facto que esta é uma categoria suficientemente abrangente para retirar protagonismo tanto ao segmento dos utilitários como aos grandes familiares e mesmo veículos de luxo; de facto, todos descem, com excepção dos utilitários e dos super-luxo que, apesar de representarem mensalmente cerca de uma centenas de unidades, mantêm uma rota positiva.
Destaque para o expressivo crescimento do número de matrículas de veículos eléctricos – 191% no primeiro trimestre, com 2.113 unidades -, não sendo por isso de estranhar encontrarmos o Nissan LEAF entre os 20 modelos mais vendidos durante o primeiro trimestre, com 786 unidades. Uma variação positiva de… 649%!
Esta é a tabela das 20 gamas de viaturas de passageiros mais matriculados no primeiro trimestre de 2019:
- Renault Clio
- Mercedes-Benz Classe A
- Peugeot 208
- Renault Captur
- Citroen C3
- Peugeot 2008
- Renault Megane
- Fiat 500
- Opel Corsa
- Peugeot 308
- Ford Focus
- Fiat Tipo
- BMW Serie 1
- Nissan Micra
- Seat Ibiza
- Ford Fiesta
- Opel Crossland
- Toyota Yaris
- Nissan Leaf
- Peugeot 3008
No que toca a motores, este foi o comportamento do mercado durante o mesmo período:
- Gasolina: 51% de quota de mercado (18,13 de crescimento)
- Gasóleo: 40,4% de quota de mercado (menos 30% da procura)
- Híbridos (PHEV e HEV): 4,8% de share (mais 14,5% face a período homólogo)
- Elétricos (BEV): 3,6% do mercado (crescimento de 191%)
https://fleetmagazine.pt/2019/04/02/matriculas-automoveis-portugal-marco-2019/