Mercedes-Benz Classe B (MY 2019): motores, equipamento e preço para Portugal

249

A nova geração do Mercedes-Benz Classe B destaca-se por uma vertente mais desportiva, cuja aparência mais dinâmica em virtude de um centro de gravidade menos elevado denuncia um carácter mais ágil em estrada.

O interior é ficou também agora mais espaçoso graças à longa distância entre eixos (2.729 mm), enquanto os motores são mais eficientes e limpos.

Nomeadamente o B 180 d, a motorização mais comercializada em Portugal, agora uma potência de 116 cv, mas também os modelos B 200 d e B 220 d com 150 cv e 190 cv respetivamente, que estreiam o novo motor a Diesel OM 654 de dois litros.

Com entregas previstas a partir de fevereiro de 2019, esta é a tabela de preços oficial para Portugal:

Motorizações PVP
Mercedes-Benz B 180 d 35.750€
Mercedes-Benz B 200 d 42.350€
Mercedes-Benz B 220 d 48.000€
Mercedes-Benz B 200 37.000€

 

Com um interface intuitivo e de fácil adaptação, o sistema multimédia MBUX tem como pontos fortes incluem os gráficos de alta resolução, os comando de voz “Olá Mercedes”, um ecrã touch de série e recursos como a função de Realidade Aumentada MBUX (MBUX Augmented Reality).

Em termos de segurança ativa, os sistemas de assistência de direção de última geração fazem do Classe B um dos veículos líderes do segmento com funções herdadas do Classe S.

Este sistema Intelligent Drive inclui diversas funções de assistência de condução, que fazem com que, pela primeira vez, o Classe B tenha capacidade semiautónoma de condução em determinadas situações.

Para isso, o veículo usa sistemas aprimorados de câmara e radar para antecipar o tráfego até 500 metros à sua frente, bem como dados cartográficos e de navegação para as funções de assistência.

Por exemplo, o Assistente Ativo de Controlo da Distância DISTRONIC, como parte do pack de Assistência à Condução, consegue dar ao condutor suporte cartográfico em numerosas situações de condução e ajustar a velocidade de forma preditiva e conveniente, por exemplo, na aproximação às curvas, cruzamentos ou rotundas. Como parte do equipamento também encontramos, por exemplo, o Assistente Ativo de Travagens de Emergência e o intuitivo Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem.

Está ainda equipado com o Assistente de Travagem Ativo de funcionalidades aumentadas que pode ajudar a atenuar as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento – e agora até mesmo com peões ou ciclistas – ou até mesmo evitar de todo estas situações.

O novo Classe B está equipado em todas versões por motores novos e eficientes, todos em conformidade com os limites impostos pela norma Euro 6d-TEMP.

As versões de 150 e 190 cv (110 e 140 kW) de montagem transversal do motor diesel OM 654 de dois litros, cárter de alumínio e processo de combustão com pistões de cabeça escalonada fazem aqui a sua estreia.

Graças ao exaustivo sistema de pós-tratamento dos gases de escape com um catalisador SCR adicional colocado sob o piso, o Classe B equipado com motor OM 654 é o primeiro modelo compacto da Mercedes-Benz a ter homologação conforme a norma Euro 6d, que será obrigatória para novos modelos apenas a 1 de Janeiro de 2020.

Este motor diesel de alta cilindrada é uma adição ao motor diesel de quatro cilindros (OM 608), já conhecido do Classe A com cilindrada de 1.5 litros, até 115 cv (85 kW) de potência e até 260 N·m de binário.

Há ainda dois motores a gasolina de quatro cilindros da série M282 com cilindrada de 1,33 litros e potências de 135 e de 160 cv (100 e 120 kW). As inovações incluem sistema de gestão dos cilindros (em combinação com caixa 7G-DCT), da cabeça de motor de formato delta e filtro de partículas de gasolina.

Inicialmente, o novo Classe B vai estar disponível em exclusivo com caixa de dupla embraiagem, a nova unidade 8G-DCT de oito velocidades, usada em combinação com o motor a diesel de maior cilindrada.

Vão seguir-se outros motores novos, bem como modelos de tração integral 4MATIC.

De série, o depósito de combustível oferece 43 litros mas há um depósito opcional com 51 litros, consoante o motor.