Europcar Mobility Group cria nova unidade de negócio para acelerar Mobilidade

486

Apoiada em unidades de negócios como “Automóveis, Vans & Trucks”, “Low Cost” e “Nova Mobilidade e Cobertura Internacional” (onde se incluem os franchises, as alianças e o desenvolvimento internacional de vendas), o Europcar Mobility Group oferece actualmente uma ampla gama de soluções no âmbito da mobilidade, algumas das quais com importância para o segmento empresarial:

  • Aluguer de automóveis, naturalmente;
  • Serviços de motorista;
  • Partilha de veículos (carros e motos);
  • Aluguer de automóveis peer-to-peer, entre outros.

Em 2019, o Europcar Mobility Group procurará desenvolver estas novas actividades através da sua nova Unidade de Negócios dedicada e de uma nova aposta no posicionamento em segmentos que, na Europa, têm vindo a crescer a dois dígitos.

Nele se incluem o carsharing, serviços de motorista e aluguer de automóveis peer-to-peer, atividade que, em 2018, cresceu 52% face a 2017 (resultados acumulados referentes ao final do terceiro trimestre de 2018).

O objectivo é duplicar as receitas do Grupo nestas atividades em 2019, através do crescimento em cidades onde detém já operações e da abertura de serviços em novas cidades e novos países.

Na vanguarda destes desenvolvimentos encontram-se as marcas Ubeeqo (carsharing round-trip B2B e B2C), Scooty (Scooter sharing) e Brunel (serviços de motorista).

Portugal está entre os quatro novos países onde o Europcar Mobility Group planeia desenvolver estes serviços.

Outros são a Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia, pretendendo intensificar a presença nos atuais 7 países onde o Grupo detém já operações, nomeadamente França, Alemanha, Bélgica, Itália, Irlanda, Espanha, Reino Unido.

Para apoiar esta expansão o Grupo irá duplicar a frota de automóveis partilhados de 2.500 para 5.000.

A equipa de gestão da unidade de negócios foi também reorganizada em linha com este propósito:

  • Sheila Struyck, responsável pelo lançamento de iniciativas de new mobility e set-up da respectiva Unidade de Negócios e Laboratório de inovação do Grupo, desde há 4 anos, deixará o seu papel executivo de Diretora da Unidade de Negócios e atuará como consultora sénior para a Unidade de Negócio;
  • François Barraud é nomeado Vice-Diretor da Unidade de Negócios, sob a liderança de Fabrizio Ruggiero, Vice-Presidente Executivo do Grupo e Chefe das Unidades de Negócio. François Barraud tem mais de 25 anos e um histórico comprovado de sucesso da implementação de sinergias, como factores de aceleração e ampliação de negócios, em França e noutros outros países, além de experiência em vários ambientes de negócios (onde se incluem empresas como a Bain & Company, Grupo Carrefour e Arc internacionais) e players digitais e empresas de tecnologia – como o Microsoft Brainsonicand – onde ocupou vários cargos de gestão sénior. As suas principais prioridades serão gerir o crescimento e otimizar as sinergias existentes entre a Nova Unidade de Negócios de Mobilidade e as outras atividades do Grupo.

Ubeeqo: car-sharing da Europcar chega a Portugal. Mas é mais do que isso