Seat Leon recebe novo motor a gás natural (GNC) mais eficiente

449

Três depósitos aumentam autonomia GNC para 500 km

As versões do SEAT Leon alimentadas por gás natural comprimido adotaram um novo motor 1.5 TGI com turbo de geometria variável e sistema start-stop.

Este Leon TGI Evo debita 130 CV de potência às 5.000 rpm (mais 20 cv face ao motor 1.4 precedente) e 200 Nm de binário entre as 1.400 rpm e as 4.000 rpm, podendo dispor de caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Além do ciclo de combustão Miller para uma maximização da eficiência e de performance, os componentes internos do motor foram redesenhados e desenvolvidos de acordo com as exigências da utilização do GNC:

  • Novos pistons em cromoníquel com segmentos modificados para a utilização de gás
  • Reforço das sedes de válvulas para melhor resistência ao desgaste
  • Válvulas mais elevadas para uma melhor circulação do gás no interior da câmara de combustão.

O Leon TGI Evo apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de GNC ficam vazios.

Depósitos que passam a ser três, dois dos quais fabricados com a leve e sofisticada tecnologia de fibra de carbono, com capacidade de armazenamento de 17.7 kg de GNC, garantindo-lhe um alcance de 500 km neste modo de alimentação (mais 150 km com recurso ao de gasolina).

Com custos de utilização mais reduzidos, o Leon TGI Evo fica disponível, pela primeira vez, também nos níveis de equipamento FR e Xcellence, em acréscimo ao nível Style.

Características do SEAT Leon TGI Evo

Motor 1.5 TGI Evo
Cilindros/Válvulas 4/16
Capacidade 1498 cc
Diâmetro e curso 74,5 mm/85,9 mm
Taxa de compressão 12,5
Potência Máxima 130 CV
Binário Máximo 200 Nm
Velocidade Máxima 206 km/h (MQ), 206 km/h (DQ)

 

Mais limpo e com uma melhor relação custo/benefício graças à mais elevada eficiência do GNC em relação a outros combustíveis (a energia gerada por 1kg de GNC é equivalente à de 2 litros de GPL, de 1.3 litros de Diesel ou de 1.5 litros de gasolina), com o Leon TGI Evo a SEAT prossegue a expansão da tecnologia de gás natural comprimido.

Em breve irá lançar mais modelos em Portugal com esta solução.

Em Espanha já a tem também presente nos modelos Ibiza, Mii e no recente modelo Arona, igualmente disponíveis em outros países como Alemanha ou Itália.

SEAT Leon ST 1.4 TGI GNC: aposta nas frotas