Lexus ES300h. Completamente híbrido, totalmente eficiente e confortável. Preços e detalhes

450

É a 7.ª geração do Lexus ES, porém, a primeira a chegar à Europa.

A nova plataforma com tração dianteira estreia uma igualmente nova geração de mecânica full hybrid, que associa uma estrutura eletrificada mais compacta a um novo motor atmosférico a gasolina de 2,5 litros.

Alguns factos a destacar no novo Lexus ES:

Eficiência. Consumo médio a partir de 5,3 litros e emissões CO2 a partir de 120 g. Valores WLTP mais reduzidos da versão Business que, como o nome indica, é a porta de entrada para empresas. Com jante 17’’ a partir de 62 mil euros;

Comportamento. A suspensão traseira utiliza uma válvula auxiliar do amortecimento, para melhorar o conforto a baixa velocidade. Nas versões F Sport a suspensão é adaptativa, com modos de condução ajustáveis desde o “ECO” ao mais desportivo;

– Design. A mecânica mais compacta permite uma frente mais fluida e dinâmica, bem conjugada com uma traseira com a elegância de um coupé;

– Habitabilidade. A colocação das baterias sob o banco traseiro melhora a distribuição de pesos e liberta o espaço de mala. Por outro lado, a nova plataforma, com maior distância entre eixos, permite mais espaço para as pernas no banco traseiro (a melhor do segmento, afirma a Lexus);

– Conforto. Bancos dianteiros que demoraram três anos a ser desenvolvidos oferecem bom apoio lateral e, sobretudo, um amortecimento superior, particularmente notado durante a condução do F Sport, com ajuste mais desportivo e pujantes jantes de 19’’ com pneus de baixo perfil.

– Segurança. Evolução dos dispositivos de auxílio ao condutor, de avisos de perigo à iluminação adaptativa, da manutenção na faixa de rodagem a sistemas de controlo de estabilidade e tração.

Este documento contém as especificações técnicas mais importantes do Lexus ES300h

Como o Lexus ES300h se encaixa nas frotas?

O Lexus ES300h é uma alternativa à concorrência alemã do segmento: Audi A6, BMW série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

Um outsider como o Volvo s60 ou o Jaguar XF, e o facto de não dispor de oferta a gasóleo não é, necessariamente, um constrangimento.

Uma versão Business, que serve de porta de entrada para empresas, está disponível a partir de pouco mais de 61 mil euros.

Esta é a tabela de preços do Lexus ES300h para Portugal:

Mais razões que assistem o Lexus ES300h para empresas:

  • Insere-se nos escalões mais elevados de atribuição, onde a escolha é mais emocional e fruto da decisão individual do utilizador;
  • Preenche a parte racional com baixos custos de utilização: consumos e emissões (4,4 litros e 100 g., respetivamente, em NEDC correlacionado), ausência de embraiagem e reputação de fiabilidade, comprovada por vários estudos deduzidos de inquéritos a proprietários;
  • Por pertencer ao escalão mais elevado de Tributação Autónoma, poderá ser favorável alocar a viatura na esfera do colaborador;
  • Por esta razão, a dedução de 50% do IVA do gasóleo pode até não ser compensatória. Nomeadamente para empresas com contabilidade anual negativa.
  • Redução da pegada ambiental. O reduzido valor de emissões é comparável a motorizações diesel com cilindrada/potência comparáveis.

O Lexus ES300h analisado com mais detalhe

Trinta anos depois do primeiro modelo e seis gerações depois, o Lexus ES, o carro mais vendido pela marca a nível global, quer conquistar as preferências dos consumidores europeus com argumentos ajustados para o conseguir.

Alguns sintetizados mais acima, nomeadamente aqueles que mais interessam ao cliente corporativo, onde reside parte importante dos potenciais compradores.

Materiais refinados e de qualidade, sensação de luxo e conforto, além de elevada dotação tecnológica. Desde os sistemas de som ou de navegação, às soluções de segurança e ajudas à condução.

1 -Atitude

O novo ES é construído sobre a nova plataforma Global Architecture – K (GA-K), que permite boa habitabilidade e o comportamento desejado.

Com 4,97 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,45 metros de altura, os 2,87 metros de distância entre eixos e uma carroçaria rebaixada nas extremidades conferem-lhe uma dimensão dinâmica e fluída.

Em termos de design, a frente diferencia as versões Business e Luxury da F Sport, nomeadamente pela configuração da grelha e da iluminação (na versão mais acessível).

Os modelos F SPORT possuem também spoiler traseiro

2 – Interiores

No habitáculo, além dos painéis digitais (um dos quais pode ter 12,3”) e do display head-up (opcional), a configuração dos bancos, a habitabilidade, as formas e a qualidade dos revestimentos alinham, por cima, com as necessidades do segmento.

Já no banco traseiro, o ajuste da inclinação do encosto permite a passageiros com estatura mais elevada viajarem comodamente. Estes podem dispor também de comandos de regulação de som e de climatização;

3 – Mecânica híbrida

Estreado no Salão de Paris 2018, o Lexus ES 300h apresenta um novo sistema híbrido de auto-carregamento de quarta geração.

Acopla um motor a gasolina de quatro cilindros Atkinson de 2,5 litros com uma unidade elétrica mais leve e compacta, ainda mais potente.

Este motor é totalmente novo e incorpora tecnologia de combustão de queima rápida, capaz de conferir mais potência sem aumentar as emissões ou o consumo.

Projetada especificamente para trabalhar com este motor de 2,5 litros, a configuração eletrificada de 88 Kw consegue ser mais compacta, mais leve e desperdiçar menos energia.

A potência total combinada do sistema é de 218 cv.

A bateria de 244,8 V é de hidreto de metal de níquel. Uma solução mais económica mas igualmente mais fiável. Encontra-se instalada debaixo do banco traseiro, para libertar espaço de mala e proporcionar equilíbrio ao conjunto.

O sistema de controlo híbrido foi projetado para oferecer uma sensação de aceleração mais linear, ao colocar a velocidade do motor próximo da velocidade do veículo. Apesar de ser uma transmissão de variação contínua (de variações infinitas), os manípulos atrás do volante simulam seis engrenagens para maior sensação de condução.

4 – Desempenho

O chassis GA-K com tração dianteira tem montados novos amortecedores de controlo dinâmico, desenhados para responder aos menores movimentos graças a uma válvula auxiliar não sobreposta, que permite o óleo do amortecedor fluir em qualquer direção antes de entrar na válvula principal.

Em conjunto com um novo sistema de direção assistida elétrica (EPS) diretamente instalado no suporte de direção, para um feedback mais preciso ao volante, a suspensão adaptativa variável (AVS) instalada nos modelos F Sport é capaz de 650 níveis de ajuste para aumentar a sensação e a qualidade da condução.

Todas as versões do ES têm um sistema Drive Mode Select, para permitir adaptar as configurações do carro às diferentes condições da estrada.

Os modelos sem AVS oferecem os modos Eco, Normal e Sport, enquanto os carros equipados com AVS substituem o modo Sport pelo Sport S e adicionam os modos Sport S + e Custom.

No modo Eco, o consumo de combustível é priorizado reduzindo as respostas do motor ao acelerador e suprimindo o uso do sistema de controlo climático.

Em carros não-AVS, o modo Sport acelera as respostas de aceleração, altera o programa de mudança de transmissão e altera a direção para controlo adicional.

Os carros equipados com AVS apenas ajustam as configurações de aceleração e transmissão quando no modo Sport S.

Para uma condução ainda mais desportiva, o modo Sport S + ajusta os parâmetros de aceleração, transmissão e direção, juntamente com os amortecedores adaptativos

No modo Personalizado, podem escolher-se três programas de motor e transmissão (Eco, Normal, Esporte), dois programas de direção e suspensão (Normal, Esporte) e dois programas climáticos (Eco, Normal).

5 – Segurança

A evolução do Lexus Safety System + fornece novos recursos:

  • Detecção diurna de ciclistas;
  • Detecção de veículos que se aproximam e pedestres;
  • Detecção noturna de pedestres;
  • Iluminação adaptativo de dois estágios (AHS), possível pelo conjunto de 24 luzes LED individual que ajustam automaticamente a iluminação de forma a não encandear outros veículos.

Galeria de imagens do Lexus ES300h