A RCI Bank and Services Portugal, divisão financeira do grupo Renault, lançou um ebook sobre gestão de frotas, que apresenta os vários passos sobre a compra e gestão das viaturas ao longo do tempo.

O guia de Gestão de Frotas pode ser descarregado em http://www.rcibankandservices.pt/guia-gest%C3%A3o-de-frotas

Escrito pela equipa de consultores empresariais da RCI Bank and Services Portugal, o ebook concentra-se em todos os aspectos importantes para a renovação das viaturas nas empresas.

O documento dirige-se aos profissionais responsáveis pela gestão de compra de viaturas nas empresas, desde gestores de frota, diretores de compra ou de logística.

O guia traz metodologias de avaliação e controlo de informação sobre as viaturas nas empresas. Um dos objectivos é contribuir para a redução de custos das empresas e melhorar os processos de renovação e financiamento das viaturas nas empresas.

Um dos capítulos mais originais reflete sobre modelos de decisão para essa renovação. Ou seja, trata-se de um indicador dos critérios que a empresa define para a renovação de um automóvel, considerando as Políticas Internas de Utilização (referidas noutro capítulo do ebook) e nos dados disponíveis sobre as viaturas.

Outros temas tratados são:

  • Políticas de Utilização
  • Programas de Manutenção
  • Estrutura de Custos
  • Motivos Fiscais
  • Financiamento Automóvel

O ebook “Renovação de Frotas” da RCI Bank trata-se assim de um dos documentos mais completos sobre gestão de frota para os dias de hoje.

Não só está focado nos aspetos relacionados com a gestão operacional, como apresenta, por exemplo, as preocupações que os gestores devem ter na política de frota, contribuindo assim para que a gestão das viaturas nas empresas seja cada vez mais profissionalizada. 

Apesar do exemplo utilizado no capítulo que trata os custos de utilização ser com base numa frota em leasing, o mesmo exercício se poderá aplicar a outros tipos de financiamento, tais como o renting e o ALD.