2018: carros mais vendidos na Europa

273

Com três dos principais mercados a caírem, a procura por carros novos de passageiros na Europa (EU28) cresceu apenas 0,1% em 2018.

Dos cinco principais mercados europeu, apenas França e Espanha apresentaram um saldo positivo no final de 2018, no que concerne à venda de carros novos de passageiros.

Ao contrário de Espanha, que cresceu uns impressionantes 7%, Alemanha, Reino Unido e Itália tiveram uma redução da procura face a 2017.

Estes cinco países valeram, no total, cerca de 74% das vendas na União Europeia.

2018: mercado europeu de ligeiros de passageiros estabilizou

O grupo Volkswagen continua líder europeu de vendas, com a marca que dá nome ao construtor a colocar três modelos nas cinco primeiras posições

A lista de veículos ligeiros de passageiros mais vendidos na Europa foi a seguinte:

  1. Volkswagen Golf (manteve posição face a 2017)
  2. Renault Clio (idem)
  3. VW Polo (idem)
  4. Ford Fiesta (idem)
  5. VW Tiguan (o melhor SUV, manteve a posição)
  6. Nissan Qashqai (foi 4.º em 2017)
  7. Skoda Octavia (sobe uma posição face a 2017)
  8. Peugeot 208 (ocupava a 6.º em 2017)
  9. Dacia Sandero (entrada nova no Top 10, ocupava a 13.ª posição em 2017)
  10. Opel Corsa (ocupava a 9.ª posição em 2017)

Numa lista muito conservadora face a 2017, em que há simplesmente uma troca de posições, as excepções são a entrada do Dacia Sandero no Top 10 e a descida do Opel Astra da 10.ª para a 22.ª posição das viaturas mais vendidas na Europa.

Por segmentação, há seis modelos utilitários nas 10 primeiras posições e duas tipologias SUV que, como os familiares VW Golf e Skoda Octavia integram o segmento médio.

Face a 2017, a saída do Opel Astra desta lista restrita dos 10 modelos mais vendidos pode significar um aumento da procura de modelos de baixo custo.

2018: modelos mais vendidos em Portugal (ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e elétricos)