A chegada do novo motor 1.6 diesel já presente em alguns dos novos modelos da marca serve de pretexto para uma reformulação estética e do equipamento do Sportage, o SUV mais conhecido da Kia.

Mas há também propostas a gasolina: o 1.6 GDi SX assegura um preço de lançamento de 23.810 euros, enquanto o 1.6 T-GDi GT Line, a versão mais potente da gama (gasolina, 177 cv), tem um preço de lançamento de 30.320 euros.

Quanto ao diesel 1.6 CRDi, tradicionalmente o motor mais procurado, no nível de equipamento TX é apresentado por 30.790 euros, enquanto o 1.6 CRDi 7DCT GT Line, o topo da oferta, é proposto por 34 990 euros.

Além do importante argumento que é o novo 1.6 CRDi (injeção direta common rail) denominado “Smartstream”, mais eficiente e respeitadora das normas europeias relativas a emissões (Euro 6d TEMP), o renovado Kia Sportage inclui:

Em termos de imagem – novos para-choques dianteiros e traseiros, novo design na grelha frontal, óticas dianteiras e traseiras redesenhadas, novas jantes de liga leve de 17 e 19 polegadas. As versões de topo, GT Line, recebem ainda acabamentos exteriores exclusivos que reforçam toda a estética desportiva, como por exemplo as luzes DRL tipo “Ice Cube”, agora integradas nos grupos óticos;

Em matéria de interiores – novo volante, painel de instrumentos revisto, acabamentos em dois tons, preto e cinza. As versões GT Line recebem estofos exclusivos em pele preta com pesponto vermelho;

No equipamento – Disponível em três níveis, SX, TX e GT Line.

De base, ar condicionado automático, câmara de estacionamento traseira e dispositivos como o Downhill Brake Control, Hill Assist Control, sensores de chuva e de luz, bem como sistema de monitorização de pressão dos pneus.

Versões TX acrescentam sistema de navegação em monitor de 7 polegadas com câmara de estacionamento traseira, chave inteligente com botão start, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, jantes de 19 polegadas (nas versões diesel) e ainda dispositivos de segurança como Alerta de Colisão Frontal e Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem.

A versão GT Line acrescenta acabamentos exteriores e interiores específicos, sistema de navegação com monitor de 8 polegadas e câmara 360º, equipamento de som premium JBL, faróis full LED, porta da bagageira inteligente (abertura automática com aproximação da chave), a par do sistema de Deteção de Ângulo Morto.

Características do novo motor 1.6 CRDi. Outros motores

Este motor garante o aumento da eficiência de consumo de combustível e das prestações, acompanhado de uma redução das emissões.

Concebido para ir além dos exigentes limites estabelecidos pela recente norma de emissões de gases de escape Euro 6d TEMP, recorre à tecnologia de controlo ativo das emissões, denominada Redução Catalítica Seletiva (SCR).

Disponível em dois níveis de potência, 115 ou 136 cv, é o diesel com emissões mais reduzidas alguma vez fabricado pela Kia.

O 1.6 CRDi pode ser combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou com uma caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (7 DCT), consoante a versão.

Há ainda duas versões a gasolina, uma 1.6 GDi, de 132 cv e outra, mais potente, 1.6 T-GDi, com 177 cv.

Kia ProCeed Shooting Brake: alô empresas!