Enquanto um dos construtores mais avançados do domínio dos motores a hidrogénio e mesmo com alguns modelos já na fase de produção e comercialização, o grupo Hyundai anunciou os planos futuros de expansão desta tecnologia para além do setor dos transportes.

Resumidamente, estão previstos:

  • Novos negócios de fornecimento de sistemas fuel cell para construtores automóveis, drones, embarcações, material circulante, empilhadores, geradores e acumuladores de energia;
  • Produção de 700 mil sistemas fuel cell anualmente até 2030, incluindo meio milhão de unidades para FCEV, através da optimização da capacidade produtiva;
  • Investimento conjunto com os fornecedores de 7,6 biliões de KRW (won sul-coreano) até 2030 e criação de 51 mil empregos nesta área.

Com o plano “FCEV Vision 2030”, até 2030 o grupo Hyundai conta lançar no mercado meio milhão de carros com mecânica a hidrogénio, incluindo modelos comerciais e de passageiros.

Desta forma, revela o comunicado da marca, antecipa a elevada procura de FCEV a nível global que se vai expandir até cerca de 2 milhões de unidades por ano durante esse período.

Uma segunda fábrica de sistemas fuel cell na Coreia do Sul permitirá aumentar a produção anual de sistemas fuel cell das atuais 3.000 unidades para 40.000 unidades até 2022.

Hidrogénio: uma aposta com NEXO

A Hyundai lançou no início deste ano o Novo NEXO, a segunda geração de FCEV da marca, depois do ix35.

O Grupo planeia continuar a desenvolver o sistema fuel cell utilizado nos modelos NEXO, de forma a modernizar e diversificar a sua gama, para que possa responder às exigências dos vários setores industriais.

Em dezembro passado, o Hyundai Motor Group criou uma divisão dedicada a desenvolver e apoiar os negócios relacionados com o sistema fuel cell.

O sistema fuel cell patenteado pelo Grupo combina combustível de hidrogénio com oxigénio retirado do ar para produzir eletricidade. Sem combustão, o sistema emite apenas água, purificando simultaneamente o ar poluído, tornando-o em energia limpa.

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De acordo com um estudo da McKinsey & Company, através da elevada densidade energética e facilidade de reabastecimento, o hidrogénio poderá ajudar a reduzir os custos gerais de propriedade em cerca de 10 por cento para todos os meios de transporte possíveis, incluindo material circulante, embarcações e empilhadores. O estudo estima ainda que, até 2030, serão necessários entre de 5,5 e 6,5 milhões de unidades do sistema fuel cell a nível global.

O HMG é a única empresa com uma fábrica dedicada à produção comercial de sistemas fuel cell. Com a construção da segunda instalação, a Hyundai pode rapidamente ter sucesso no mercado à escala global.

O Hydrogen Council, uma iniciativa global de empresas líderes nos ramos da energia, transportes e indústria, da qual a Hyundai faz parte, prevê que a procura anual de hidrogénio irá aumentar dez vezes mais até 2050, criando assim diversas oportunidades para um crescimento económico sustentável.