Volkswagen Financial Services adquire participação maioritária da FleetLogistics

320

A FleetLogistics é a maior empresa europeia de gestão de frotas

O Volkswagen Financial Services (VWFS) está a expandir a sua oferta na área de gestão internacional de frotas e gestão da mobilidade, tendo celebrado uma parceria estratégica com a TÜV SÜD.

Neste âmbito, o Volkswagen Financial Services AG assumiu uma participação de 60% na
FleetCompany GmbH, com sede em Oberhaching, na Baviera, que opera globalmente sob a marca FleetLogistics (1) em mais de 70 países.

Os restantes 40% das ações da empresa são detidas pelo accionista único TÜV SÜD Auto Service GmbH, com sede em Munique, uma subsidiária detida na integra pela TÜV SÜD AG.

Os serviços de gestão de frotas de ambas as empresas serão fundidos e vai ser criada uma plataforma internacional de “marca neutra” que combinará viagens e gestão de frotas.

Assim, os dois acionistas concordaram em manter a neutralidade da marca da FleetLogistics.

O objetivo é criar uma gama completa de produtos e serviços para o cliente, na qual a gestão de viagens e de frotas é combinada.

“Juntamente com o nosso parceiro estratégico TÜV SÜD, vamos agregar e desenvolver ainda mais as nossas ofertas de mobilidade para clientes de frotas. O forte foco internacional da FleetLogistics, em particular, complementa de forma excelente as nossas próprias atividades de serviços financeiros globais”, afirma Lars Henner Santelmann, Presidente do Conselho de Administração do Volkswagen Financial Services AG.

No contexto do realinhamento estratégico, está igualmente prevista a transferência do negócio da CarMobility GmbH, uma subsidiária detida na integra pelo Volkswagen Financial Services AG, para a FleetLogistics.

A CarMobility opera na Alemanha como uma empresa independente de gestão de frotas desde 2006 e tinha cerca de 40.000 contratos no final de 2018.

“A CarMobility desenvolveu-se muito positivamente nos últimos anos na Alemanha, atingido uma grande base de clientes e introduzindo muitos novos produtos no mercado “, resume Santelmann tendo em conta os resultados alcançados pela empresa.

“Mas para continuar esta tendência, precisamos de economias de escala que só podem ser alcançadas expandindo os nossos negócios internacionalmente. E isso torna-se possível, exatamente agora, ao agrupar atividades na FleetLogistics.”

“Esta parceria estratégica permite-nos oferecer um significativo valor acrescentado aos nossos clientes de frotas. Assim, decidimos transferir o modelo de negócio existente para mobilidade intermodal, o que nos permitirá oferecer, no futuro, serviços adicionais que resultarão desta joint venture. Também concordámos em manter a neutralidade em relação ás marcas que compõem o portfólio de veículos e a independência das empresas”, diz Patrick Fruth, CEO da unidade de Mobilidade da TÜV SÜD.

A conclusão da transação está sujeita à aprovação pelas autoridades da concorrência competentes. Ambas as partes concordaram em não divulgar o valor da compra.

(1 ) A FleetLogistics foi fundada em 1996 e emprega cerca de 360 pessoas em todo o mundo, operando em mais de 70 países. Os seus clientes incluem grandes clientes de frotas nacionais e internacionais. Com uma carteira total de cerca de 200 mil veículos, a FleetLogistics é um dos maiores prestadores independentes de serviços de gestão de frotas do mundo. A gama de serviços é dividida em três áreas principais: gestão de frotas, consultoria de frotas e fleet reporting.