janeiro 2019: venda de viaturas comerciais ligeiros cresce 6,1% na Europa

258

Sinal de vitalidade da economia europeia, ao contrário do comércio de automóveis ligeiros de passageiros, que diminuíram 4,6%, as vendas de viaturas comerciais ligeiras subiram 6,1% no espaço europeu.

De facto, durante o primeiro mês de 2019, os registos deste tipo de veículos assumiu quase 82% de todos os veículos comerciais matriculados em janeiro, com todos os cinco maiores mercados europeus a contribuírem positivamente para este balanço:

  • Alemanha (13,2%)
  • França (9,1%)
  • Reino Unido (8,6%)
  • Espanha (7,9%)
  • Itália (0,4%)

Recorde-se que Portugal teve neste segmento um crescimento muito mais positivo do que qualquer um destes mercados, ao ver crescer as vendas em 20,8% deste segmento em janeiro de 2019, em comparação com o período homólogo.

No entanto, com 2.915 unidades, Portugal representou menos de 1,8% das 162.960 matrículas de novos comerciais ligeiros registados na União Europeia, apesar de ser o 11.º maior mercado entre os 28 países representados.

Ao olhar para a tabela constata-se que as maiores taxas de crescimento deste mercado estão no Leste da Europa, apesar de não representarem um volume significativo de unidades.

Constata-se ainda a supremacia deste segmento no mercado francês sobre o alemão e do espanhol sobre o mercado italiano.

Esta é a tabela de venda de veículos comerciais ligeiros na UE em janeiro 2019