fevereiro 2019: venda de ligeiros de passageiros continua a descer na UE

405

Bastante menos do que o mercado português, mas o mercado europeu de veículos ligeiros de passageiros contraiu 1,0% em fevereiro, mantendo uma tendência que já dura há meio ano.

Apesar de tudo, em comparação com há um ano, em fevereiro de 2019 alguns dos principais mercados mostraram uma ligeira recuperação:

  • Alemanha (+ 2,7%)
  • França (+ 2,1%)
  • Reino Unido (+ 1,4%)

No entanto:

  • Espanha (-8,8%)
  • Itália (-2,4%)

Em Portugal, o volume de matrículas de ligeiros de passageiros reduziu 9,3% em comparação com fevereiro de 2018.

Com excepção dos mercados já referidos, Roménia (+ 37,5%) e Polónia (+ 3,9%) foram, entre os mercados com algum volume (12.071 e 43.764, respectivamente), os únicos a apresentarem um índice de crescimento.

Por construtores, o grupo Volkswagen (-0,7%) estancou parcialmente as perdas de mercado, graças à subida das marcas Volkswagen (+3,4%) e Skoda (+ 0,5%).

As posições seguintes do ranking, sem novidade: grupo PSA e Renault a subirem, enquanto, na quarta posição da tabela de ligeiros de passageiros, o grupo Hyundai desce ligeiramente.

Grupo FCA e Ford descem ambas 5,3%, enquanto o grupo Daimler recupera 5% com a subida das duas marcas.

Encerram o TOP 10 dos construtores o grupo BMW (-3,3%), a Toyota (-2,2%) e a queda mais pronunciada, apesar ed tudo inferior à de janeiro: a Nissan com menos 24,2%.

Decantado exclusivamente por marcas automóveis, os valores da tabela de Fevereiro (e no total do acumulado dos primeiros dois meses do ano) mostram um TOP 5 constituído pela Volkswagen, Peugeot,  Renault, Ford e Opel/Vauxhall.

Destaque ainda para a recuperação espectacular da Mitsubishi em fevereiro (+29,1) e para a continuada descida da Honda (-8,7%).

Este é o ficheiro com a tabela de ligeiros de passageiros novos na Europa em fevereiro de 2019, por mercado e por marcas automóveis.