Mercedes-Benz CLA Coupe e Shooting Brake 2019. Motores e preços

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O novo Mercedes-Benz CLA chega a Portugal em Maio e na versão 180 d de 116 cv, a mais comercializada no nosso país, tem preços a partir de 40.100 euros.

Os restantes motores e preços do MB CLA Coupe são:

  • CLA 200 (cx manual) – 38.000 euros
  • CLA 200 (cx automática) – 40.205 euros
  • CLA 250 – 47.400 euros

A silhueta total difere-o da versão Shooting Brake, reforçando o desportivismo e prejudicando a habitabilidade traseira, partilhando muitos componentes, incluindo motores e equipamento.

Face ao antecessor, o Classe CLA acrescenta largura das vias (63 mm no eixo dianteiro e 55 mm no eixo traseiro) e reduz ligeiramente o centro de gravidade.

O eixo traseiro multi-link isolado, para a redução do ruído e vibração, e um sistema Direct-Steer de série, apoios hidráulicos no eixo dianteiro e uma barra estabilizadora com um maior diâmetro contribuem para a melhoria do desempenho dinâmico e do conforto.

Como opção, está disponível um sistema de amortecimento adaptativo activo, que permite ao condutor escolher entre uma configuração de conforto ou uma afinação mais desportiva.

Com o mesmo propósito, oferece jantes com dimensões entre as 16 e as 19 polegadas, pneus entre 205/60 R 16 e 225/40 R 19 e o ESP® foi especialmente adaptado ao potencial do CLA para melhorar o desempenho em curvas rápidas.

CLA Shooting Brake

O Mercedes-Benz CLA Shooting Brake chega em Setembro e vem substituir a geração lançada em 2015.

Distingue-se do CLA Coupé sobretudo por toda a linha traseira que confere uma nova identidade e funcionalidade ao modelo. Por isso, oferece um interior mais espaçoso e funcional, nomeadamente ao nível dos acessos traseiros.

Mantém-se um automóvel de design, ao primeiro olhar emocionalmente apelativo. Face ao seu antecessor, cresceu 4,8 cm no comprimento e 5,3 cm na largura. A altura está praticamente igual.

Com 871 mm, a abertura do compartimento de bagagens é significativamente mais larga do que a do modelo antecessor (635 mm) e, além disso, a porta do compartimento de bagagens passa a poder ser aberta sem utilizar as mãos através das funções EASY-PACK e HANDS-FREE ACCESS.

Olá Mercedes!

O MBUX – Mercedes-Benz User Experience – mantém a capacidade de aprendizagem e o “Olá Mercedes” – a palavra-chave para o controlo por voz, que facilita o acesso e utilização do crescente número de funções introduzidos nos automóveis actuais.

O interior é dominado pelo ecrã digital amplo e saliente, o que faz a secção inferior do painel de instrumentos parecer visualmente separada da estrutura principal do painel de instrumentos. A iluminação ambiente amplifica este efeito, com uma selecção de 64 cores, dez conjuntos de cores e vários efeitos em três zonas luminosas.

Motores partilhados

Na altura do lançamento de mercado em Setembro, estará disponível uma vasta gama de motores Diesel e a gasolina com caixa de velocidades manual ou caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e ainda os sistemas de tracção dianteira ou tracção integral 4MATIC.

O topo-de-gama será o CLA 250 com um potente motor a gasolina de quatro cilindros do (165 kW/225 CV, 350 Nm), tracção dianteira e transmissão automática de dupla embraiagem 7G-DCT. Anuncia consumo de combustível em ciclo combinado 6.5-6.2 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado 149 143 g/km) .

Este motor de injecção directa de dois litros está equipado de série com um filtro de partículas de gasolina.

Condução semi- autónoma

O CLA está igualmente equipado com os mais modernos sistemas de assistência à condução que, pela primeira vez, permitem-no conduzir de forma semi-autónoma em determinadas situações.

Para tal, a câmara aperfeiçoada e os sistemas de radar permitem controlar a via até 500 metros em frente, utilizando também dados do mapa e de navegação nas funções de assistência.

Por exemplo, o Active Distance Assist DISTRONIC incluído no opcional pack Driving Assistance, pode assistir o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar antecipada e confortavelmente a velocidade, como por exemplo, quando se aproxima de curvas, cruzamentos ou rotundas.

Também estão incluídos os sistemas Active Emergency Stop Assist e o intuitivo Active Lane Change Assist.

O Active Brake Assist pode ajudar a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.

O Active Lane Keeping Assist (de série) pode avisar o condutor através de vibrações no volante na eventualidade do veículo sair inadvertidamente da sua faixa de rodagem a uma velocidade compreendida entre os 60 e os 200 km/h. Se o veículo transpuser um traço contínuo, o sistema poderá redireccionar o veículo para o centro da faixa de rodagem, aplicando os travões de um dos lados do veículo. No caso de um traço descontínuo, tal intervenção ocorre apenas quando existir um perigo de colisão com um veículo na faixa adjacente (incluindo perigo de colisão com veículos no sentido inverso).

O PRE-SAFE® PLUS pode reconhecer uma colisão iminente na traseira de um veículo. Se persistir o perigo de colisão, o sistema também pode aplicar firmemente os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando desta forma o risco de ferimentos através da redução do solavanco para frente causado por um impacto na traseira do veículo.