Honda CR-V Hybrid a partir de 38.500

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2019 Honda CR-V Hybrid

O CR-V é o primeiro SUV Honda disponível na Europa com motorização híbrida e já está à venda em Portugal.

Além desta, a gama apresenta também uma motorização a gasolina 1.5 iVTEC.

Quanto ao Honda CR-V hybrid, o sistema usa tecnologia Multi Mode (i-MMD) de modos múltiplos, que compreende dois motores eléctricos, uma unidade de controlo da potência, um motor a gasolina Atkinson, um conjunto de baterias de iões lítio e uma transmissão inovadora de relação fixa.

Esta motorização está disponível em FWD (tracção às rodas dianteiras) e AWD (tracção integral às quatro rodas).

O motor a gasolina de 2,0 litros/145 cv funciona segundo ciclo Atkinson i-VTEC.

O motor eléctrico tem uma potência combinada de 184 cv e oferece um binário de 315 Nm.

O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2 de 120 g/km (NEDC* correlacionado), com consumos médios oficiais de 5,3 l/100 km.

A versão com tracção integral obteve um nível de emissões de CO2 de 126 g/km (NEDC* correlacionado), com consumos médios oficiais de 5,5 l/100 km.

Apenas o conjunto de baterias de iões de lítio não está alojado na parte dianteira e foi instalado por baixo da bagageira (497 litros).

EMISSÕES DE CO2 E CONSUMOS

NEDC correlacionado

2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido FWD 2.0 litros i-VTEC i-MMD Híbrido AWD
Emissões CO2, ciclo urbano 113 g/km 117 g/km
Emissões CO2, ciclo extra-urbano 124 g/km 131 g/km
Emissões CO2, ciclo combinado 120 g/km 126 g/km
Consumo de combustível, ciclo urbano 5,0  l/100 km 5,1  l/100 km
Consumo de combustível, ciclo extra-urbano 5,4 l/100 km 5,7  l/100 km
Consumo de combustível, ciclo combinado 5,3 l/100 km 5,5  l/100 km

Tecnologia híbrida

A tecnologia exclusiva i-MMD da Honda recebe esta designação porque permite mudar de forma automática entre três modos de condução:

  • EV, no qual o conjunto de baterias de iões de lítio alimenta o motor eléctrico de propulsão;
  • Híbrido, onde o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a fornece ao motor eléctrico;
  • Só motor de combustão, directamente ligado às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio denominada “de lock-up”.

Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e modo EV.

O modo EV oferece uma propulsão exclusivamente eléctrica e dá ao CR-V uma autonomia sem emissões de cerca de 2 km, consoante as conduções de condução e a carga do conjunto de baterias.

O modo de motor de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação “a pedido” pelo motor eléctrico, que complementa o binário do motor de combustão em determinadas condições.

A uma velocidade de cruzeiro de 60 km/h, o CR-V Hybrid normalmente funciona em modo EV durante mais de metade do tempo.

A 100 km/h, o CR-V está em modo EV durante cerca de terço do tempo.

Comunicação Híbrida

À frente do volante, um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII – Driver Information Interface), ladeado por indicadores da carga do conjunto de baterias e do nível de combustível nas versões com motorização híbrida.

O interface DII do CR-V Hybrid inclui um velocímetro digital de grandes dimensões e um indicador linear de potência com indicador de carga da bateria de alta voltagem.

Integrado na metade inferior do interface DII encontramos uma “zona de conteúdos”, a qual o condutor pode percorrer e Seleccionar uma variedade de conteúdos de informações, incluindo instruções de navegação, informações de faixa de áudio, contactos de smartphone, estado do sistema de tracção integral e informações do sistema inteligente de manutenção do veículo.

Para o CR-V Hybrid, este interface também possui um gráfico do fluxo energético actual, indicando a fonte de energia actualmente em utilização no veículo e se a bateria está a ser carregada, em conjunto com um “Guia ECOlógico” que segure técnicas de direcção mais eficientes.

Além disso, o condutor também pode monitorizar a sua eficiência ao longo do tempo através de uma pontuação por ciclo de condução; este sistema atribui “pontos” que são representados por ícones em forma de folha no ecrã, aumentando ou diminuindo à medida se se obtêm diferentes fases de economia de combustível.

Segurança 5 estrelas

O Honda CR-V obteve a classificação máxima de cinco estrelas nos mais recentes testes de segurança Euro NCAP.

A plataforma incorpora a mais recente geração da tecnologia exclusiva da Honda de carroçaria ACE™ (Advanced Compatibility Engineering), ou seja, uma carroçaria de engenharia de compatibilidade avançada.

As funcionalidades de segurança passiva no novo Honda CR-V são complementadas pelo sistema Honda Sensing™, um pacote de tecnologias activas de segurança e de assistência ao condutor.