Depois do Mondeo SW hybrid… Ford Fiesta e Focus mild hybrid

274

Depois dos anúncios do Mondeo SW e da gama de comerciais Transit, a Ford Europa dá seguimento à estratégia de electrificação e prepara-se para apresentar várias novidades, incluindo versões EcoBoost Hybrid para os modelos Fiesta e Focus.

Nestas duas gamas, importantes para a projecção da marca nos mercados europeus, a tecnologia mild-hybrid de 48 volts, consiste num sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG), em substituição do tradicional alternador.

Isto permite a recuperação e o armazenamento da energia que, geralmente, se perde durante a travagem e as descidas inclinadas, carregando uma bateria de iões de lítio, de 48 volts, refrigerada a ar.

O BISG também opera como motor, interagindo com o bloco de três cilindros 1.0 EcoBoost, usando a energia armazenada para fornecer assistência ao binário em condução normal e em aceleração, bem como no abastecimento dos sistemas eléctricos auxiliares do veículo.

O Fiesta EcoBoost Hybrid e Focus EcoBoost Hybrid passam também a ter mais potência no motor EcoBoost de 1,0 litros, graças a um turbo maior que vai atenuar o denominado turbo-lag.

Já o Mondeo Hybrid, na variante de carroçaria wagon, apresentado recentemente, dispõe de arquitectura full-hybrid e pretende construir uma alternativa credível às motorizações diesel.

Mas a Ford está também a introduzir soluções mild-hybrid nos furgões Transit de 2 toneladas e Transit Custom, bem como do Tourneo Custom de transporte de passageiros (com 8 ou 9 lugares), propostas que chegarão ainda no decorrer de 2019.

Previsões de emissões e consumos

  • Fiesta EcoBoost Hybrid: a partir de 112 g/km de CO2 e de 4,9 l/100 km, respectivamente;
  • Focus EcoBoost Hybrid: a partir de 106 g/km de CO2 e de 4,7 l/100 km, respectivamente;
  • Mondeo Hybrid Wagon: a partir de 101 g/km de CO2 e de 4,4 l/100 km, respectivamente;
  • Transit EcoBlue Hybrid: a partir de 144 g/km de CO2 e de 7,6 l/100 km, respectivamente;
  • Transit Custom EcoBlue Hybrid: a partir de 139 g/km de CO2 e de 6,7 l/100 km, respectivamente;
  • Tourneo Custom EcoBlue Hybrid: a partir de 137 g/km de CO2 e de 7,0 l/100 km, respectivamente.

(Consumos, emissões CO2 e autonomias eléctricas medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções)