Depois de introduzir os motores GNC em Portugal através da gama SEAT Leon, e de ter renovado este modelo com um motor mais moderna e com mais autonomia, a marca espanhola disponibiliza agora a mesma solução no Ibiza e no Arona.

Arona e Ibiza partilham a mesma plataforma e são construídos lado a lado na mesma fábrica de Martorell, em Espanha.

O que distingue o Arona TGI é o facto de ser o primeiro SUV da SEAT equipado com um sistema de propulsão a gás natural comprimido.

Desenhado, desenvolvido e produzido internamente pelo construtor, é assim uma solução totalmente integrada e não adaptada a um modelo de produção.

Características técnicas do SEAT ARONA TGI

Está equipado com o pequeno motor a gasolina de 999 cc, três cilindros, 12 válvulas e caixa de seis velocidades manual

Conta com três tanques de GNC com capacidade total para 13.8 kg), além de um outro a gasolina de 9 litros de capacidade.

Isto confere-lhe autonomia para 360 km com uso da tecnologia GNC instalada, acrescidos de 150 km com o motor a funcionar a gasolina (depósito de apenas 9 litros).

Conta com 90 cv (menos 5 cv do que a versão menos potente do motor 1.0 a gasolina) e 160 Nm de binário máximo.

As emissões WLTP do Arona TGI variam entre os 104 e as a 115 g/km, dependendo do rodado (16”, 17” ou 18”) e do equipamento, segundo medição WLTP.

A instalação de dois depósitos GNC na parte traseira fez reduzir a capacidade da mala de 400 para 282 litros.

Para consulta:

GNC presente em todos os níveis de equipamento do Arona

Encontra-se disponível em todas as versões de equipamento: Reference, Style, Xcellence e FR.

Por isso mantém um leque alargado de opções, incluindo 68 combinações de cores e, em matéria de equipamento pode inclui de série, por exemplo:

  • ‘Front Assist’ para condução citadina com reconhecimento de peões
  • ‘Hill Hold Control’
  • Luzes full LED
  • Reconhecimento de cansaço
  • Sensores de chuva e de luz e sistema de travagem multicolisão

Nas opções encontram-se:

  • Alerta de tráfico traseiro
  • Deteção de ângulo morto
  • Assistente de estacionamento ‘Park Assist’.

No que diz respeito a conectividade e tecnologia, o Arona foi equipado com:

  • Entrada e arranque sem chave (keyless)
  • Câmara traseira
  • Ecrã tátil a cores de 8” e carregador sem fios com amplificador de sinal GSM

Esta é a tabela de preços para Portugal do SEAT Arona 1.0 TGI, ou na versão resumida:

  • 1.0 TGI REFERENCE 6v (106 g/km CO2): 19 071 euros
  • 1.0 TGI STYLE 6v (106 g/km CO2): 21 071 euros
  • 1.0 TGI XCELLENCE 6v (107 g/km CO2): 23 771 euros
  • 1.0 TGI FR 6v (107 g/km CO2): 23 771 euros

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SEAT Ibiza TGI movido também a Gás Natural

Com o mesmo motor e valores de potência e binário, o SEAT Ibiza 1.0 TGI apresenta emissões CO2 de 103 a 112 g/km, dependendo do rodado (16”, 17” ou 18”) e do equipamento.

Apresentam por isso os mesmos valores de autonomia: 360 km com utilização do GNC instalada, 150 km com o motor a funcionar a gasolina.

O SEAT Ibiza TGI também está disponível com todos os níveis de equipamento.

Pelas mesmas razões de colocação dos tanques de GNC, a bagageira do Ibiza TGI desce de 355 para 262 litros.

Algum do equipamento instalado de série no Ibiza TGI compreende:

  • Assistente de travagem em cidade Front Assist
  • Cruise control
  • Reconhecimento de cansaço
  • Conectividade Full Link
  • Entrada e arranque sem chave (Keyless)
  • Faróis full LED
  • Sistema de navegação com ecrã táctil de 8” que engloba a mais evoluída tecnologia como o sistema Alexa da Amazon e a app Shazam.

Esta é a tabela de preços para Portugal do SEAT Ibiza 1.0 TGI em Portugal ou na versão resumida:

  • 1.0 TGI REFERENCE 6v (106 g/km CO2): 17 240 euros
  • 1.0 TGI STYLE 6v (106 g/km CO2): 18 942 euros
  • 1.0 TGI XCELLENCE 6v (106 g/km CO2): 20 443 euros
  • 1.0 TGI FR 6v (107 g/km CO2): 20 443 euros

Para consulta:

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