Prémios Fleet Magazine 2018: VW Arteon 2.0TDI 150CV DSG Elegance

257

VIATURA DO ANO 25 a 35 mil euros: VW Arteon 2.0TDI 150CV DSG Elegance

Podia ser considerado um coupé ou a versão estilizada da carrinha do Passat.

Podia mas, na verdade, embora partilhe muita coisa da gama, a secção traseira é única e suficiente para lhe dar uma identidade própria.

Face ao Passat Limousine, o Arteon ganha a versatilidade de um portão traseiro envidraçado bastante amplo, perante este e perante a Variant perde na habitabilidade e no acesso dos passageiros ao banco traseiro.

Plataforma e motores são partilhados mas nem tudo é igual.

E é precisamente a diferença – uma suspensão traseira terrivelmente eficiente – que confere ao VW Arteon um comportamento exemplar e quase desportivo, sem perder a essência de um carro familiar.

Da imagem à elevada dotação de equipamento, dos 563 litros de mala ao comportamento que apresenta a versão 2.0 TDI com caixa automática DSG com 7 velocidades, é impossível ficar indiferente ao VW Arteon.

Apresentando uma factura proforma no valor de 34.978 euros, preço para empresas a 1 de Junho de 2018 (de acordo com o regulamento do concurso), , com o júri a destaca-lo nos critérios de “Qualidade de Construção”, “Análise à Condução” e “Equipamento”.

Este é o quadro com as votações do júri em cada uma das seis categorias.

Seguindo os mesmos critérios, a equipa da Fleet Magazine fez a sua própria avaliação e publica a justificação da votação atribuída em cada dos pontos avaliados.

A edição 2019 dos Prémios Fleet Magazine já está a decorrer.

As inscrições podem ser feitas através do site da edição deste ano dos prémios, mais informações podem ser obtidas através do email cd@fleetmagazine.pt

  Votação do Júri dos Prémios Votação da equipa Fleet Magazine

Critérios

Votação Total Média percentual face ao total de votos possíveis Votação Total

Média percentual face ao total de votos possíveis

Preço de Aquisição

10 71,43% 1

50%

Qualidade de Construção

26 92,86% 3

75%

Consumos e emissões

7 50% 1

50%

Análise à Condução

62 88,57% 8

80%

Conforto

61 72,62% 11

66,67%

Equipamento

11 78,57% 2

100%

Votação média individual 25 79,02% 26

81,25%

 

Comentários Fleet Magazine sobre a avaliação a cada um dos critérios:

  • Preço de Aquisição: A SIVA assegurou um preço equilibrado face à concorrência aguerrida de marcas premium;
  • Qualidade de Construção: Há uma efetiva qualidade de construção e é de realçar o extraordinário trabalho de isolamento acústico;
  • Consumos e emissões: Apesar dos desvios estarem condicionados ao tipo de condução, o peso penaliza-o em cidade e trajetos curtos. Melhor em estrada e em velocidade de cruzeiro;
  • Análise à Condução: É um carro que facilita muito a vida de quem o conduz. A suspensão traseira adaptativa e´uma agradável e muito entusiasmante surpresa, bem como o comportamento da transmissão;
  • Conforto: Penalizado apenas pelo acesso e habitabilidade dos lugares traseiro;
  • Equipamento: Para o preço e face ao que alguma da concorrência não oferece ou coloca na lista dos opcionais, o equipamento é extraordinariamente completo.

AVALIAÇÃO GLOBAL FLEET MAGAZINE:

Apesar da aguerrida e diversificada concorrência que teve nesta categoria, o desconto de 42% face ao PVP (com impostos incluídos) e a qualidade de condução pesaram na avaliação do júri.

FINALISTAS CONCORRENTES À MESMA CATEGORIA:

  • Skoda Kodiaq 2.0TDI DSG Ambition
  • KIA Optima SW 2.0 PHEV