A Ford está a oferecer uma versão específica do Focus para empresas. Trata-se do Focus Business 1.5 TDCi 120cv SW, com uma excelente relação preço/equipamento, praticamente o mesmo valor de aquisição que a versão correspondente na geração anterior.

Empresas como a Brisa ou a Vodafone já contam com o Ford Focus nas suas frotas.

A tecnologia está, como sempre, presente neste modelo, sobretudo no que concerne à segurança, onde os custos indiretos podem ser significativos.

Nestes, existem então tecnologias de reconhecimento e adaptação da velocidade aos limites legais, sistemas de iluminação preditivos e adaptativos, bem como diversos assistentes de deteção de peões ou ciclistas, de manobras evasivas, de ângulo morto, etc., com capacidade para atuar sobre a direção e sobre o circuito de travagem.

O Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões e Ciclistas tem agora capacidade para atuar sobre os travões no caso de detectar ciclistas, mesmo à noite, recorrendo à iluminação dos faróis.

Outro ponto importante é o equipamento de série, onde se destacam os pack Conforto, Driver Plus, Winter e Família, Sistema de Navegação Premium com B&O Play, FordPass Connect e Carregador sem fios, bem como tecto panorâmico e sistema de chave inteligente, entre outros.

A versão 1.5 TDCi 120 cv SW tem 300 Nm de binário e emissões de CO2 previstas de 91 g/km (versão berlina de cinco portas). Esta tem sido a opção preferida por parte das empresas, mas a marca garante um preço extremamente concorrencial na versão Focus Business 1.0 EcoBoost 100cv SW. E, por outro lado, começa a aparecer cada vez mais a versão ST-Line nestas viaturas.

A nível de transmissões, pode contar-se com transmissões manuais de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

O Ford Focus permite ainda a personalização de modos de condução à vontade do condutor, alterando a resposta do acelerador, da direção e até o comportamento da caixa de velocidades automática para três estilos de andamento: “Normal”, “Eco” e “Sport”.

Em termos de rendas, a marca consegue rendas de 422,54 euros, com 100 mil km a 48 meses. Incluido está o aluguer, a manutenção, IUC, pneus ilimitados, viatura de substituição, seguro de recondicionamento e seguro para danos próprios, responsabilidade civil e ocupantes.  

Os preços começam nos 22.367 euros para a versão Business 1.0 Eco-Boost 100 cv 5 portas.