O Fiat Ducato estreia novos motores Euro 6D equipados com Start&Stop, alternador inteligente, bomba de combustível de controlo eletrónico e modo “Eco”, para menores custos de utilização.

Em antestreia mundial, o Ducato Electric é o primeiro modelo elétrico da Fiat Professional.

Novidades são também os avançados sistemas de última geração de informação e entretenimento e de assistência ao condutor, bem como a evoluída transmissão automática “9Speed”.

Trata-se de um conversor de binário de última geração, capaz de explorar ao máximo todos os pontos de binário do motor, garantindo fiabilidade e durabilidade, além de prazer de condução.

A nova gama de motores MultiJet 2 do Ducato começa com o motor 2.3 MultiJet 2 com 120 cv às 2750 rpm e binário máximo de 320 Nm às 1400 rpm, associado a caixa de velocidades manual.

O motor de 140 cv às 3500 rpm, versátil e flexível com os seus 350 Nm de binário (+9% em comparação com o 130 MultiJet) logo às 1400 rpm, e disponível tanto com caixa de velocidades manual como com a sofisticada transmissão automática de nove velocidades “9Speed”, constitui o cerne da gama.

Para níveis superiores de performances, com o 160 cv às 3500 rpm e até 400 Nm às 1500 rpm, a versão com transmissão automática utiliza um veio de transmissão específico com rolamentos de suporte sobredimensionados, pistões especiais e turbocompressor específico.

O topo de gama é o 2.3 MultiJet de 180 cv às 3500 rpm: binário de 400 Nm com caixa de velocidades manual e 450 Nm (+12% em comparação com o modelo anterior) com a nova transmissão automática de nove velocidades, dirige-se a quem procura as melhores performances e total conforto de condução, especialmente quando acoplado à nova transmissão automática.

Está também disponível a versão Natural Power de 3000 cm3. Alimentada unicamente a gás natural, com 136 cv de potência e binário máximo de 350 Nm às 1500 rpm, faz parte de uma completa gama de veículos comerciais alimentados a gás natural que abrange vans derivadas de veículos de passageiros, o Fiorino e o Doblò Chassi Curto e Chassi Longo.

Transmissão automática “9Speed”

A nova transmissão automática de nove velocidades garante a melhor exploração do binário, que atinge o valor recorde de 450 Nm na versão de 180 cv.

O condutor pode escolher entre três modos de condução: Normal, Eco, que oferece uma resposta mais suave do acelerador e uma programação específica da caixa de velocidades para permitir uma maior redução do consumo de combustível, e Power, que garante uma resposta pronta e mudanças das velocidades aptas a proporcionar prazer de condução e ótimas performances, mesmo em condições difíceis.

Há duas modalidades de funcionamento: em posição D (Drive), o módulo de controlo seleciona e muda para a relação de caixa desejada, de acordo com a velocidade, a carga e a inclinação.

A modalidade Autostick, em caso de frequentes mudanças das relações e em condições particularmente difíceis, como inclinações acentuadas, permite que o condutor mantenha uma relação de caixa baixa, com consequente otimização dos níveis de desempenho e evitando o sobreaquecimento. É ativada movendo a alavanca da caixa de velocidades para a esquerda e depois para trás e para frente para mudar de relação de caixa.

Assistência à condução e sistema de informação e entretenimento

A nova gama oferece os mais sofisticados sistemas de assistência à condução, permitindo ao condutor controlar o veículo a 360°.

Estão disponíveis os seguintes dispositivos:

  • Alerta de Ângulo Morto, que utiliza sensores de radar instalados no para-choques traseiro para identificar veículos em aproximação não visíveis pelo condutor, se estiverem em pontos mortos em relação ao retrovisor.
  • Deteção de Veículos em Aproximação Posterior, que utiliza sensores de radar para identificar veículos que se aproximam lateralmente, quando o veículo está em marcha-atrás. Evita acidentes durante manobras.
  • Assistência integral à travagem, que identifica obstáculos e, se verificar que há perigo iminente de colisão, alerta o condutor e intervém, acionando automaticamente o travão de emergência.
  • Alerta de transposição de faixa, que determina se o veículo está a sair da sua faixa, incluindo em condições de fraca visibilidade. Em caso de perigo, um sinal acústico e visual alerta de imediato o condutor.
  • Reconhecimento de sinais de trânsito, que utiliza a câmara de bordo para ajudar o condutor a reconhecer os sinais de limite de velocidade e de proibição de ultrapassagem, reproduzindo-os no ecrã do painel de instrumentos.
  • Comutação automática das luzes de máximos, que gere a ativação e desativação das luzes de máximos, aumentando a visibilidade e reduzindo o risco de encandeamento durante a condução noturna, reconhecendo automaticamente veículos que vêm em direção contrária.
  • Sensor de chuva e de luminosidade, que ativa automaticamente o limpa para-brisas, ajustando a velocidade em função da intensidade da chuva. O sensor de luminosidade liga automaticamente as luzes de médios quando a luz proveniente do exterior é insuficiente.
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que avalia constantemente a pressão dos pneus, indicando qualquer perda de pressão no painel de instrumentos.

Um elemento indispensável para qualquer verdadeiro profissional é a Colocação do Motor em Rotações Mínimas, projetada para aumentar as rotações do motor quando em ponto morto, de modo a proporcionar energia a equipamento elétrico de bordo adicional e às novas luzes LED de Carga.

Estas novas luzes, mais potentes, fornecidas em três dimensões diferentes em função do chassi do veículo, garantem sempre eficiente iluminação do compartimento de carga, traduzindo-se em até 70 lux na área intermédia e 40 lux ao longo do perímetro.

Informação e entretenimento com integração Apple CarPlay e compatibilidade com Android AutoTM

A partir do segundo semestre, o Ducato MY2020 vai ampliar a disponibilidade de sistemas de informação e entretenimento a bordo.

O novo sistema de informação e entretenimento está agora disponível com ecrã tátil de 7″ da Mopar®, entrada USB e sintonizador de rádio DAB e possibilidade de especificar as dimensões do veículo e eventual nível de equipamento para fornecer indicações, de modo a evitar ruas sem largura suficiente ou passagens demasiado baixas. Uma característica de um verdadeiro profissional que interessa a outros profissionais e condutores de autocaravanas.

O novo sistema inclui a integração de Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM.

A aplicação Apple CarPlay mostra as indicações dos percursos optimizadas, em função das condições de trânsito, e pode ser utilizada para fazer e receber telefonemas, enviar e receber mensagens e ouvir Apple Music, livros áudio e podcasts, sempre concentrado no volante.

O CarPlay também integra comandos de voz Siri e foi especialmente concebido para situações de condução.

O sistema é ainda compatível com Android AutoTM, para continuar a experiência Android na viatura, “projetando” apps e serviços no ecrã central. Foi concebido para consultar informações, com facilidade e em segurança, durante a condução. O condutor pode usar o Google MapsTM ou o Waze para receber indicações do percurso e aceder facilmente a músicas, a conteúdos multimédia e às aplicações de mensagens favoritas.