Maior e mais bem equipado, a 2.ªgeração do Peugeot 2008, que vai ser comercializada a partir do final de 2019, vai dispor de uma versão 100% elétrica.

Com 4,3 m de comprimento (16 cm mais do que o anterior), seis dos quais usados para aumentar a distância entre-eixos (agora 2,6 metros), o novo 2008 acrescenta também capacidade de mala: 434 litros mesmo na versão elétrica, bastante mais do que os 338 litros da 1.ª geração.

No que toca a motores, haverá seis motores térmicos , todos equipados com Start & Stop e filtro de partículas.

As motorizações a gasolina estão articuladas em torno do motor de 3 cilindros, com uma cilindrada de 1,2 litros em conformidade com a norma Euro 6d:

  • PureTech 100 S&S CVM6;
  • PureTech 130 S&S CVM6 ou EAT8,
  • PureTech 155 S&S EAT8 (unicamente na versão GT).

A gasóleo, o motor de 4 cilindros com 1,5 litros de cilindrada (normas Euro 6d-TEMP no lançamento) disporá de versões:

  • BlueHDi 100 S&S CVM6,
  • BlueHDi 130 S&S EAT8.

Consoante as versões, caixa manual de seis velocidades ou automática de oito, seletor de modos de condução “Eco”, “Normal” e “Sport” e ainda “Grip Control” opcional, associado ao sistema de controlo de descida (HADC).

2008 EV com 310 km de autonomia

A versão elétrica tem motor de 136 cv e 260 Nm de binário, alimentado por bateria de 50 kWh.Solução idêntica à do novo Peugeot 208, mas no 2008 com menos 30 km de autonomia, 310 km homologados em WLTP.

Quanto a carregamentos:

  • 16 horas numa tomada doméstica através de um cabo de recarga fornecido para o efeito
  • 5 a 8 horas numa wallbox trifásica de 11 kW ou monofásica de 7,4 kW
  • Cerca de 30 minutos num posto rápido de 100 kW para 80% da bateria

A bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil km para 70% de sua capacidade.

A apresentação dos fluxos energéticos é feita de forma dinâmica no ecrã central, bem como no cluster de instrumentação do PEUGEOT i-Cockpit® 3D permite compreender, fácil e intuitivamente, o funcionamento da cadeia de tração.

Acessíveis a partir do comando da caixa de velocidades estão disponíveis dois modos de recuperação da energia de travagem:

  • Drive (“D”), a recuperação é normal, para uma condução em tudo semelhante à de um veículo a gasolina ou Diesel,
  • Brake (“B”), a recuperação permite desacelerações controladas a partir do pedal do acelerador.

Está também disponível a carga diferida programável, a partir do ecrã de navegação ou a partir de um smartphone com a app MyPeugeot®, permitindo iniciar ou parar a carga a qualquer momento, assim como consultar o estado da carga à distância.

Equipamento do Peugeot 2008 MY 2020

Interiormente, conte-se com ecrã tactil que pode ir até 10’’ com navegação 3D conectada TomTom Traffic®, que fornece informações de trânsito em tempo real, e recalcula automaticamente os percursos.

Com quatro níveis de acabamento – Active, Allure, GT Line e GT – e jantes de 18’’, pode conter:

  • Drive Assist, que combina ajuda à manutenção ativa da posição dentro da faixa de rodagem, associada ao Lane Positionning, cabendo ao condutor escolher a posição na via e regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go com a caixa automática EAT8;
  • Park Assist, que gere automaticamente a direção para ntrar e sair de um lugar de estacionamento, com apenas 60 cm de espaço entre os veículos, depois de estacionado,
  • travagem automática de emergência capaz de detectar peões e ciclistas, de dia e de noite, de 5 km/h a 140 km/h,
  • alerta ativo de transposição involuntária de faixa (ou do limite),
  • alerta de atenção ao condutor, aconselhando, se necessário uma pausa na condução,
  • comutação automática das luzes de circulação;
  • reconhecimento alargado de sinais de trânsito (sentido proibido, stop), com recomendação para os sinais de velocidade,
  • vigilância de ângulo morto,
  • travão de estacionamento elétrico.

Serviços de mobilidade

  • Easy-Charge

Facilita o acesso a diferentes soluções de carga com uma gama de soluções adaptadas às necessidades dos utilizadores. Em casa ou no escritório, uma vasta gama de equipamentos (tomada reforçada, Wallbox, Smart Wallbox, etc) associada a um diagnóstico de avaliação da instalação elétrica, permitirá definir a melhor solução de carga. A instalação final é assegurada pela marca. Paralelamente, estará disponível uma oferta de postos de carregamento públicos através do Free2Move Services.

Um sistema de cartão para carregamentos dará acesso a uma rede de mais de 85.000 postos em toda a Europa. A pré-selecção dos postos baseia-se na distância, velocidade e preço do carregamento. A navegação conectada encarregar-se-á da condução até ao posto selecionado.

  • Easy-Move

Uma ferramenta para planear e organizar viagens através do Free2Move Services oferece os melhores trajetos tendo em conta a autonomia e a localização dos pontos de carga na estrada.

O trajeto será apresentado diretamente no touchscreen do veículo. Uma oferta de extensão de mobilidade está incluída no aluguer do veículo e permite alugar um veículo com motor térmico, de acordo com as suas necessidades.

Por fim, uma ferramenta na app MyPeugeot fornece indicações de eco-condução para otimizar a autonomia do novo SUV PEUGEOT e-2008;

  • Serenity

Novos simuladores e percursos digitais irão ajudar a conhecer a eletrificação nos sites da marca PEUGEOT.

Poderão ser incluídos no financiamento serviços exclusivos de manutenção e assistência técnica, bem como de assistência na estrada.

Por último, um certificado de garantia do nível de capacidade da bateria do veículo irá facilitar a sua revenda.

Peugeot 208 vai ter versão elétrica com 340 km de autonomia