Carro eléctrico da Ford vai ter plataforma MEB da Volkswagen

123

No seguimento da parceria e dos acordos de entendimento entre os dois construtores, o futuro carro eléctrico da Ford para o mercado europeu vai ser fabricado sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen e será construído, a partir de 2023, na unidade de Colónia do fabricante americano.

Na revelação oficial desta notícia ficou também a saber-se que a Volkswagen investirá 2,6 mil milhões de dólares na Argo AI, uma empresa com sede Pittsburgh, nos EUA, dedicada ao desenvolvimento de sistemas e plataformas para veículos autónomos.

A Ford planeia vir a fabricar mais de 600 mil veículos baseados no sistema MEB da Volkswagen, estando ainda em discussão a possibilidade de um segundo modelo da Ford sobre a mesma plataforma.

A arquitectura MEB deverá servir de base a mais de 15 milhões de carros das marcas do grupo Volkswagen – VW, Audi, Skoda e Seat, entre modelos de 4 ou 5 portas, SUV e comerciais – ao longo da próxima década, o primeiro dos quais é o VW ID3 do segmento do Golf.

A actual unidade “Autonomous Intelligent Driving (AID)”, liderada pela Audi e dedicada ao desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma, deverá ser a nova sede europeia da Argo AI.

Ford e a VW vão deter participações iguais nesta empresa focada no desenvolvimento de um sistema autónomo de nível 4, nomeadamente para modelos destinados a sistemas de partilha de veículo ou para viaturas de entrega urbana.

Recorde-se que a colaboração entre os dois construtores inclui a construção de uma nova Amarok para a Volkswagen (baseada na pick-up Ranger) e um comercial de grande dimensão será também fabricado pela Ford para a Volkswagen, enquanto um comercial urbano produzido pela Volkswagen será partilhado pelas duas marcas.

Ford e Volkswagen confirmam oficialmente uma Aliança Global