Dois factores impedem o Kadjar de obter maior sucesso em Portugal, mesmo se temos assistido ao crescimento do número de unidades em estrada: a sombra do Qashqai, que, por variadas razões, continua a ser um fenómeno de vendas apesar da idade, e ter chegado tarde a Portugal, devido a uma bizarra lei das portagens que obrigou a realizar alterações nas primeiras unidades comercializadas no nosso País.

Situação que graças à recente alteração da lei foi rectificada, passando a ser Classe 1, com dispositivo Via Verde sem necessidade de alterar a suspensão.

Estão presentes todas as virtudes desejáveis num SUV, modernizadas há poucos meses com mais equipamento consoante os níveis de oferta e beneficiado por retoques de modernidade e conforto, tanto no exterior como no interior.

Outra novidade é aquela que se aloja debaixo do capot e que traz o novo motor 1.3 TCe a gasolina, com 140 ou 160 cv.

Seguro e bem composto em estrada, com uma suavidade de acção extraordinária graças à quase pronta disponibilidade de binário, o conforto é a nota dominante num carro que se exibe bem insonorizado e fácil de dirigir.

Quantos aos consumos, na versão mesmo potente deste motor – mais do que bastante para uma condução descontraída e sem grandes exigências dinâmicas – acabam por ser naturalmente mais elevados do que na Megane Sports Tourer: média de 7,0 litros com uma dose muito justa sobre o pedal direito, poder de antecipação que não envolva acelerações desnecessárias, utilização do modo ECO, garantia da tecnologia Multi-Sense para economizar na estrada, e pouca circulação urbana.

Mesmo assim, um valor extraordinário para as características do carro e da jante 19 montada na unidade testada, embora, honestamente falando, nesta classe de veículo, o 1.5 dCi e o novo 1.7 dCi continuem a primar pela diferença… para melhor!

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

31.516 Euros*

  • Rendas:

647,07 €/mês (36m)*

607,19 €/mês (48m)*

  • Consumo médio e emissões:

6,7 l / 100Km

149 gCO2 / km *

  • Dados do Motor:

4 / 1.332 cc

140 / 5.000 cv / rpm

240 / 1.600 Nm / rpm