Mobilidade elétrica pode desbloquear 2 biliões de dólares no sector das ‘utilities’

Segundo o estudo “Accenture The Utilities: Lead the Charge in eMobility”, o número de veículos eléctricos deverá aumentar para 10 milhões em 2025 e ultrapassar o número de veículos convencionais em 2040.

Isto poderá criar uma oportunidade de 2 biliões de dólares para o sector das ‘utilities’, afirma o relatório da Accenture Strategy, reconhecendo que estas empresas poderão obter ganhos significativos ao agruparem serviços em função das necessidades dos proprietários de veículos eléctricos.

Além de uma oportunidade de 1.7 biliões de dólares, com uma margem de lucro reduzida, através do fornecimento de energia para veículos eléctricos, estas empresas podem adicionar 250 mil milhões de dólares através de novos serviços de mobilidade, com margem de lucro mais elevada, como:

  • Apps de carregamento remoto,
  • Gestão integrada de energia de veículos eléctricos em casa,
  • Processamento de pagamentos
  • ou Financiamento para a compra destes veículos.

Ao combinarem estes serviços numa única plataforma, as empresas podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor, e os operadores que consigam ajudar a tornar mais fácil e acessível a vida de um proprietário de um veículo eléctrico serão responsáveis pelo acelerar da adopção e melhoria da competitividade desta indústria.

Segundo um estudo complementar conduzido pela Accenture Strategy a 6.000 consumidores em todo o mundo, as principais razões impulsionadoras para a compra dos veículos eléctricos são ambientais, seguidas pelas oportunidades de poupança que estes veículos permitem.

Apesar dos avanços na tecnologia das baterias e do surgimento de cada vez mais opções como o renting, os custos de aquisição destes veículos e o acesso a soluções de carregamento – como os sistemas domésticos de energia ou as estações públicas de carregamento – continuam a ser uma barreira para os consumidores.

Mais de 80% de inquiridos que pretendem ser proprietários de carros eléctricos no futuro e que planeiam carregar os seus veículos primeiramente a partir de casa., apenas 55% destes têm garagem própria.

“Há um tremendo potencial de valor no mercado da mobilidade eléctrica, mas as empresas precisam de agir já. Munidas de um profundo conhecimento do mercado energético e as suas regras e regulação, e com relações de confiança com o consumidor e com fornecedores, as empresas que invistam de forma inteligente e que proporcionem ofertas direccionadas irão prosperar neste mercado”, afirma Pedro Galhardas, Managing Director da Accenture Strategy em Portugal.

Este é o endereço do relatório Utilities: Lead the Charge in eMobility da Accenture Strategy, elaborado com base num inquérito a 6.000 consumidores, conduzido em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Suécia e Estados Unidos.