A Opel lança sistema de conectividade e assistência OpelConnect.

A novidade do construtor será apresentada no Salão de Frankfurt próximo, entre 12 e 22 de setembro.

Trata-se de um sistema de navegação que permite, entre outras funcionalidades, aceder informações de trânsito em tempo real, fazer uma chamada em caso de avaria e um comando remoto através de uma aplicação.

Todos estes serviços são comandados a partir do ecrã tátil do sistema de informação e entretenimento do automóvel (tecnologia compatível com Apple CarPlay e Android Auto), utilizando a aplicação móvel myOpel.

O sistema OpelConnect faz parte da lista de equipamento opcional da marca, com um preço de 300 euros nos modelos Corsa, Crossland X, Grandland X, Combo, Zafira Live e Vívaro.

Nos modelos que possuam dispositivos de infoentretenimento Multimedia Navi e Multimedia Navi Pro ou nos novos Corsa-e e no Grandland X Hybrid4, o OpelConnect é de série.

Funcionamento e assistência

Assim que percebe que aconteceu um acidente com acionamento de airbags ou tensores dos cintos de segurança, o OpelConnect faz uma chamada de emergência para o centro de emergências das autoridades locais (com a designação internacional de ‘Public Safety Answering Point’, PSAP).

No caso dos ocupantes não responderem, o PSAP transmite de imediato às equipas de socorro a hora do acidente, a localização e o sentido em que circulava.

Em caso de avaria, o condutor pode também estabelecer uma ligação direta com o serviço de assistência da Opel.

OpelConnect: Sistema de conectividade e assistência

Caso assim seja programado pelo condutor, o sistema envia automaticamente para a assistência informação útil como dados de diagnóstico, por exemplo.

Através da app myOpel, o utilizador pode, no serviço de Estado e Informação do Veículo, consultar os km’s percorridos, consumos, intervalos de manutenção e reabastecimentos.

Controlo remoto

A partir de 2020 será possível ao condutor acionar o fecho centralizado do carro e ligar a buzina e os faróis para localizar o veículo num parque de estacionamento, por exemplo, recorrendo aos Serviços Remotos.

Já nos veículos elétricos, o condutor pode consultar o estado da carga da bateria. A aplicação permite ainda programar períodos de recarregamento e pré-climatização, por exemplo.

O OpelConnect permite ao seu utilizador a consulta de informações atualizadas sobre tráfego com a Navegação em Tempo Real. Assim, o condutor consegue antecipar engarrafamentos e consultar percursos alternativos.

O utilizador do OpelConnect pode também verificar os preços do combustível nos postos de abastecimento ao longo do seu percurso. No caso de veículos elétricos ou híbridos, o sistema Connect indica a localização e disponibilidade dos pontos de carregamento.

Disponibilidade

O sistema OpelConnect vai estar disponível em 12 países europeus, incluindo Portugal, a partir do outono deste ano.