A Mercedes-Benz está presente no Salão de Frankfurt com o Vision EQS, a sua nova geração elétrica sustentável.

De acordo com a marca, “a sustentabilidade é cada vez mais um componente central da filosofia da Mercedes-Benz e um aspeto extremamente importante da estratégia empresarial”.

“O Vision EQS é um importante marco rumo ao futuro da Mercedes-Benz”, diz a Mercedes-Benz.

Sustentabilidade

A Mercedes-Benz garante o uso de materiais sustentáveis, bem como compostos tradicionais porém “tecnologicamente avançados”, no fabrico deste modelo de exposição.

No Vision EQS são utilizados “tecidos de microfibras DINAMICA de alta qualidade em branco cristal, juntamente com acabamentos em madeira figurada, feitos de garrafas PET recicladas”, diz a marca alemã.

A Mercedes-Benz diz ainda que no revestimento do tejadilho foi criado um tecido têxtil graças à adição de uma quantidade de plástico reciclado proveniente de “resíduos orgânicos”.

Futuro elétrico

O Vision EQS possui motores elétricos instalados nos eixos dianteiro e traseiro, bem como um conjunto de baterias integrado no piso do veículo.

O Vision EQS possui um sistema elétrico de tração integral com distribuição variável de binário por cada eixo.

Mas vamos a números:

  • Potência: 350 kW
  • Binário (imediatamente disponível): 760 Nm
  • 0 aos 100 km/h: menos de 4,5 segundos
  • Velocidade máxima: acima dos 200 km/h
  • Autonomia: até 700 km (WLTP)
  • Capacidade da bateria: aproximadamente 100 kWh
  • Recarregamento da bateria: assumindo um desempenho de carregamento (CC) de 350 kW, até 80% em 20 minutos
  • Emissões de CO2: 0 g/km

“O caminho para a mobilidade sustentável é, portanto, a inovação, sendo o objetivo despertar o entusiasmo do cliente por uma mobilidade ambiental neutra e sem emissões”, diz a Mercedes-Benz.

Carregamento “verde”

A Mercedes-Benz destaca ainda a importância dos seus clientes carregarem os seus veículos com energia verde.

O “Mercedes me Charge” permite ao condutor carregar o seu veículo em vários postos de carregamento europeus, sempre que possível, com energia oriunda de fontes renováveis.

Com a IONITY, a rede europeia de estações de carregamento elétrico, a Mercedes-Benz garante que os seus clientes têm acesso a uma infraestrutura de postos de carregamento rápido nas estradas europeias.

Energias renováveis

A Mercedes-Benz assegura que na próxima geração de veículos da marca de produtos e tecnologia EQ, “algumas das células da bateria serão totalmente produzidas com recurso a fontes de energia renovável”.

Este é um compromisso assumido pela marca rumo ao plano de mobilidade “Ambition 2039”.

A Mercedes-Benz espera assim reduzir a pegada carbónica geral de todas as baterias nos futuros modelos de veículos em mais de 30%.

Veja o trailer de apresentação do Vision EQS:

Galeria de fotos: