O Facebook IQ disponibilizou recentemente um conjunto de relatórios da iniciativa “Zero Friction Future” com o objetivo de ajudar os revendedores de automóveis a identificarem e priorizarem os temas de contacto que podem melhorar a experiência na venda de veículos online.

Atualmente as tecnologias digitais são determinantes na forma como os condutores procuram e consequentemente compram carros, quer seja na pesquisa de modelos novos ou apenas nos detalhes dos modelos nos quais estão interessados.

Do outro lado do processo estão as marcas, que têm de se manter atuais e responder a esta nova forma de procura. Em que é que isto se traduz? No lançamento dos seus produtos no universo digital e criando experiências “zero atrito” (Zero Friction).

Foi neste sentido que o Facebook se uniu à Accenture com vista a ajudar os consumidores de automóveis no processo de pesquisa e compra de veículos, para que seja assim possível compreender as suas necessidades e de que forma é que as marcas podem criar marketing dedicado.

Para os vendedores de automóveis, é importante “fazer parte dos ‘bairros’ sociais e digitais dos consumidores, bem como ganhar a confiança enquanto parceiro e providenciar experiências de compra customizadas e de zero atrito”, diz o relatório.

Cerca de 70% dos consumidores garantem que a tecnologia é um facilitador no processo de descoberta e compra de automóveis; além disto, concluem que esperam que as compras sejam feitas de forma rápida e sem muitas dificuldades.

Os detalhes dos relatórios inseridos na iniciativa “Zero Friction Future” podem ser consultados aqui.